sábado, 5 de junho de 2010

Arquitetos chineses constroem condomínio inspirado em montanhas



Dentro de alguns anos, a cidade de Beihai , na China, ganhará um condomínio residencial pra lá de exótico. Trata-se do Fake Hills (montanhas falsas, em Português), desenhado pelo escritório de arquitetura MAD.
O empreendimento conta com torres de 106 e 194 metros de altura com recorte que lembra uma paisagem montanhosa. Os prédios começaram a ser construídos em 2008, de frente para a praia.

Dia do Ambiente

Se os recursos naturais da Terra fossem o saldo de uma conta bancária, a humanidade já estaria usando o cheque especial para sobreviver, gastando 45% a mais do que seu "salário" permite.
Essa é a mensagem central do conceito de pegada ecológica, criado para estimar, com números, o quanto o padrão de vida moderno se tornou insustentável diante das possibilidades finitas que o planeta tem de fornecer água, alimentos e energia.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Fatep antecipa celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente em palestra sobre a importância da água

Cinco de junho é o Dia mundial do Meio Ambiente. Esta é a maior celebração global em torno de ações ambientais positivas. Em lembrança à data, a Faculdade Três Pontas (Fatep) realiza nesta segunda-feira (1º) palestra sobre “A Importância da Água em nossas Vidas", que será ministrada pela Profa. Ms. Rosângela Zampero, docente do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Unis-MG. Pela sua importância incontestável, o tema não precisaria de uma data específica para ser lembrado, pois é assunto recorrente. Mais recorrente ainda é a importância da conscientização das pessoas, pois é preciso que haja responsabilidade social para preservar o pouco da água potável que resta no planeta.

Unis-MG sedia palestra sobre fôrmas e escoramentos e recebe montagem de casa em 3 dias

O Centro Universitário do Sul de Minas sedia na próxima quarta-feira (9), às 19h30, no Campus II, a palestra “Novas Tecnologias para Fôrmas e Escoramentos”, a ser ministrada pelo engenheiro civil Carlos Wesley de Almeida Vitor, gerente da empresa SH Fôrmas em Belo Horizonte. A atividade é o primeiro evento de iniciativa do grupo “Processo Construtivo através de Fôrmas Metálicas Padronizadas”, criado por universitários do curso de Engenharia Civil. Após a palestra, estarão expostos vários modelos de fôrmas, andaimes e escoramentos, inclusive com a montagem de uma casa em apenas três dias. O Campus II é localizado no Km 232 da rodovia Varginha-Elói Mendes. O evento tem o apoio da MGM Portas e Janelas, Piscina & Cia e RN Tintas e Ferramentas.

Estudantes de Engenharia Civil usam Cidade Universitária para aprendizado sobre locação de obras

A Coordenação do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Sul de Minas leva mais um grupo de estudantes em visita-técnica às obras da Cidade Universitária do Grupo Educacional Unis, localizada no Km 232 da rodovia Varginha-Elói Mendes. A atividade complementar extraclasse será realizada na tarde desta quarta-feira (2), a partir das 13h30, para 15 alunos do segundo período, com acompanhamento do professor Maurício Pinto Silva. O próximo grupo de universitários realiza a aula de campo no dia 12 de junho. O objetivo verificar a aplicação das teorias sobre locação de obra na prática, utilizando a construção da Cidade Universitária como uma espécie de laboratório. A locação de obra é um serviço essencial para toda obra de engenharia, transpondo todos os elementos de projeto, de maneira precisa, para a área de implantação.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Um copo de água de “Coco Verde” de 250 ml gera mais de “1 Kg de lixo”.

www.cocoverderj.com.br/jardimvertical.htm

Telhados

Já imaginou um telhado feito de plantas?
Não, não estamos falando de morar numa cabana nem embaixo da terra, mas sim de uma tendência que em alguns anos vêm ganhando mercado, o ecotelhado, também conhecido com telhado verde, cobertura viva, entre outras denominações.
O Ecotelhado consiste na utilização de plantas, geralmente rasteiras, para a cobertura do telhado, formando um “jardim suspenso”, que melhora o isolamento acústico e térmico da construção além de contribuir com o ambiente e dar um pouco mais de cor e vida ao imóvel.
As vantagens:
- Fácil Manutenção;
- Isolamento Acústico e térmico;
- Resgate de CO2 do meio ambiente através das plantas;
- Manutenção da umidade relativa do ar;
- Graças ao isolamento térmico diminui a necessidade de condicionador / aquecedor de ar;
- Traz mais harmonia ao ambiente;
- Em grandes centros urbanos, é um atrativo que diferencia seu imóvel dos demais.

Trabalho -Pic


Telhado Verde


Num período onde o homem necessita de modificações e transformações em seu cotidiano para diminuir os desastres ambientais, optamos por dedicar nossos estudos neste projeto, a uma medida que inicialmente parece simples, porém, que pode apresentar grandes resultados.

Dedicação no desenho

Preparativo do Pic


Novos materiais, Novos Processos Construtivos e o Meio Ambiente




Pré-projeto apresentado nas Disciplinas de Criatividade e Inovação, Ciências do Ambiente, Comunicação e Expressão, Cálculo Diferencial e Integral I, Desenho I e Física I como requisito básico para a apresentação do PIC do Curso de Engenharia Civil.

Trabalho - Aterro industrial


Segundo as normas da ABNT, resíduos sólidos industriais são todos os resíduos no estado sólido ou semi-sólido resultantes das atividades industriais, incluindo lodos e determinados líquidos, cujas características tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d´água ou que exijam para isso soluções técnicas.



Caçador de tornados filma perto da tempestade

Ele chegou a apenas 45 metros de distância do tornado.
A tempestade, em Baça County, no Colorado, havia gerado alertas de tornados na região, o que acabou se concretizando.
Não há relatos de feridos por causa do fenômeno, que derrubou postes de eletricidade e chuva de granizo do tamanho de bolas de tênis.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Quase mil se vestem de Wally na Inglaterra, mas não batem recorde

Um grupo de 930 fãs se vestiu do personagem Wally nesta segunda-feira (31), em Norfolk, na Inglaterra, na tentativa de bater o recorde mundial.
O grupo saiu às ruas da cidade celebrando o personagem de 1987 desenhado pelo ilustrador Martin Handford.
No entanto, o esforço do grupo foi em vão. O recorde de pessoas vestidas de Wally ainda é de Nova Jersey, nos Estados Unidos. No ano passado, 1.052 pessoas se vestiram com a touca vermelha e a camiseta listrada.
Do G1, em São Paulo

Homer Simpson é eleito o melhor personagem da TV e do cinema

O pai de família politicamente incorreto Homer Simpson foi eleito pela revista americana "Entertainment Weekly" como o personagem mais importante da TV e do cinema mundial nos últimos 20 anos.

Usina de Angra 3 ganha licença e começa a ser construída na terça

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) concedeu nesta segunda-feira (31) a licença para a construção dos prédios e do reator da usina Angra 3, no município de Angra dos Reis, no litoral Sul do estado do Rio de Janeiro. A Eletronuclear anunciou que as obras já começam nesta terça-feira (1º).
A Cnen, que é o órgão regulatório do setor de energia nuclear, já tinha concedido uma licença em 2009, mas somente para a impermeabilização e preparação do local onde será erguida a usina, o que já foi feito. A licença ambiental também já tinha sido dada em 2009, mas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Bernardo Tabak
Do G1 RJ

Jardins verticais são tendência crescente em Londres

Vários jardins verticais foram apresentados no Chelsea Flower Show, um tradicional evento de jardinagem realizado anualmente em Londres.
A ideia, que já está sendo usada em vários prédios e casas londrinos, ajuda no isolamento acústico e térmico, mas também apresenta desafios.
Os jardins podem ser caros e precisam de manutenção constante.
Mas, apesar dos desafios, quando funcionam os jardins verticais podem ser espetaculares e deixar a selva de pedra um pouco mais verde.

domingo, 30 de maio de 2010

O caçador de urubus

Um pássaro diferente deve aterrissar no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, até o fim do ano. Sua missão será afugentar a concorrência de carne, pena e ossos: as aves e passarinhos que entram pelas turbinas dos aviões e, no ano passado, provocaram 926 acidentes no Brasil.
Pilotado por controle remoto, o falcão-robô, ou Falco-Robot Gregarious Bird Removal System, é uma espécie de aeromodelo desenvolvido exclusivamente para afugentar urubus, garças e outras aves que sobrevoam aeroportos e atrapalham o pouso e a decolagens das aeronaves. Já usado na Europa, o pássaro mecânico foi testado no início de março por 15 dias no Galeão, a pista brasileira com a maior quantidade de acidentes envolvendo aves.
por Rita Loiola