sábado, 17 de dezembro de 2011

Professor da USP decide reprovar todos os alunos por causa de greve

SÃO PAULO - Cerca de 60 alunos do curso de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) foram reprovados por não atingirem a frequência mínima por conta da greve, que durou um mês, dos estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) no início de novembro - quando a reitoria foi invadida, após disputa com a presença da PM no câmpus.
O professor Carlos Alberto Ribeiro de Moura, que ministra História da Filosofia Contemporânea II, reprovou todos os estudantes dos períodos diurno e noturno da disciplina. Para ser aprovado, além das notas acima da média, o aluno deve ter um mínimo de 70% de frequência.
Mariana Mandelli, de O Estado de S. Paulo

domingo, 11 de dezembro de 2011

Avanço da construção civil no Brasil dá novo status à profissão de pedreiro

A antiga noção de que construção civil é fim de carreira, um bico a quem não tem mais outra opção, está cada vez mais improvável. Em menos de dez anos, o setor mudou de patamar. O número de obras cresceu, bem como os benefícios sociais e salariais.
A informalidade na construção civil ainda é grande, mas o número de trabalhadores formalmente contratados cresceu como nunca: de 1,6 milhão no início dos anos 2000, para 3,1 milhões de trabalhadores formais hoje. É o que informa a reportagem de Agnaldo Brito publicada na Folha deste domingo (íntegra ).