sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Posto usa esgoto para fazer combustível

Postos para o abastecimento de carros movidos a Hidrogênio não são novidade no Estado da Califórnia (EUA)
Um deles, porém, usa o combustível produzido de uma maneira inédita, capaz de tornar o sistema ainda mais sustentável.
Os veículos movidos a hidrogênio já têm índice zero de emissão de poluente, soltando apenas vapor de água pelo escapamento.
O posto da Air Products, na cidade de Orange, usa hidrogênio produzido a partir do gás metano liberado pelos dejetos de uma estação de tratamento de águas residuais -- a que vem da descarga dos vasos sanitários.
Na estação, os dejetos vão para uma usina, onde passam por um processo de purificação e transformam-se em hidrogênio.
No final do processo, o hidrogênio é encaminhado ao posto.
"Esse é o máximo da sustentabilidade que se pode chegar. Pegar dejetos humanos e transformar em eletricidade e combustíveis para transporte que precisamos, e o potencial térmico, que também pode servir para o processo de transformar resíduos em produtos", afirma o professor Scott Samuelsen, diretor do Centro Nacional de Pesquisas com Células de Combustível, da Universidade da Califórnia.

Projeto Nova Luz está disponível na internet

A Prefeitura de São Paulo disponibiliza a partir desta quinta-feira (1º) o conteúdo do Projeto Urbanístico Consolidado da Nova Luz em seu site, para consulta pública. O projeto visa revitalizar a região da cracolândia, no centro da cidade.
Estão disponíveis na internet o Plano Urbanístico Específico (sobre intervenções previstas na região), o Plano de Urbanização das ZEIS (sobre distribuição das Unidades Habitacionais de Interesse Social e de Mercado Popular), os Estudos de Viabilidade Econômica, Mercadológicos e da Situação Fundiária da área (que tratam dos custos do projeto e sua viabilidade econômica) e o Estudo de Impacto Ambiental do projeto.
DE SÃO PAULO

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Teles querem taxar 'uso pesado' da internet



Borboletas invadem floresta e cobrem galhos no México

Uma floresta mexicana virou ponto de encontro de borboletas que saem do Canadá e dos Estados Unidos em busca de calor.
Localizado na cidade de Angangueo, o local é conhecido por receber uma das maiores migrações de animais do mundo.
As borboletas, da espécie monarca, voltam todos os anos e se amontoam nos galhos das árvores.
Considerado reserva da biosfera pela Unesco, o local será tema de reportagem do programa "Aventura Selvagem", do SBT.
MARCELO NINIO
DE JERUSALÉM

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Venda de imóveis novos residenciais recua 31% no ano em SP

A venda de imóveis novos residenciais na capital paulista somou 11.680 unidades no primeiro semestre, com retração de 31,3% ante o mesmo período no ano passado, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira pelo Secovi (Sindicato da Habitação) de São Paulo.
"A redução nas vendas mostra que os preços estão batendo no teto", afirmou o presidente da entidade, João Crestana. O avanço da inflação e as consequentes medidas de contenção do crédito também contribuíram para o clima de desaquecimento do mercado imobiliário, segundo o Secovi.
TATIANA RESENDE
DE SÃO PAULO

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Restaurant Week espera 600 mil visitantes em setembro

Começa na próxima segunda-feira (5/9) a nona São Paulo Restaurant Week, um dos maiores eventos gastronômicos do mundo, que torna refeições completas de restaurantes renomados mais baratas.
Nesta edição, que ocorre até 18 de setembro, participam 241 casas, e a expectativa é de que cerca de 600 mil pessoas participem.
Durante o período, os restaurantes servem duas opções de entrada, pratos principais e sobremesas por R$ 31,90 no almoço e R$ 43,90 no jantar. Bebidas e couvert não estão inclusos.
DE SÃO PAULO