sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Em menos de 8 anos, Faculdade Três Pontas é apontada pelo MEC como a melhor da microrregião do Baixo Sapucaí

Três Pontas-MG – O Índice Geral de Cursos (IGC) criado pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), coloca a Faculdade Três Pontas (Fateps) como a melhor da microrregião do Baixo Sapucaí, composta por 21 municípios e localizada no sul do estado, uma das macrorregiões mineiras que se destaca pela oferta de uma respeitável gama de cursos superiores de excelente nível em várias instituições de ensino superior públicas e privadas. O IGC divulgado em 13 de janeiro também apresenta o curso de Direito da Fateps como o mais bem conceituado na classificação das faculdades privadas mineiras. Esses resultados antecipam a visão de futuro da Instituição, que previa “até 2013, ser uma das 10 melhores faculdades do Sul de Minas de acordo com os indicadores do Ministério da Educação”.
Notícias Unis

Sai hoje primeira lista de seleção para bolsas do ProUni

O MEC (Ministério da Educação) divulga nesta sexta-feira a lista dos pré-selecionados em primeira chamada para receber uma bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos). Mais de 1 milhão de candidatos se inscreveram para disputar uma das 123 mil bolsas oferecidas para o primeiro semestre de 2011.
Os aprovados devem comparecer às instituições de ensino para onde foram selecionados até 4 de fevereiro para matrícula e comprovação das informações prestadas durante as inscrições. A lista dos documentos que devem ser apresentados está disponível no site do programa.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mais de 880 mil já se inscreveram no ProUni; prazo acaba hoje

Cerca de 885 mil estudantes já tinham feito a inscrição no ProUni (Programa Universidade para Todos) até as 12h desta terça-feira, segundo balanço do MEC (Ministério da Educação). As inscrições terminam na noite de hoje e devem ser feitas pelo site do programa´.
O candidato pode escolher até três cursos, elegendo sua prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada na sexta-feira. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.
Nesta edição estão sendo oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1.500 instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade
Para participar do programa, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. É necessário ainda ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010 e atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas --também não pode ter zerado a redação.
DE SÃO PAULO

Dubai inaugura restaurante mais elevado do mundo

O restaurante At.Mosphere, a 442 metros de altura, abriu suas portas na noite deste domingo (23) no 122º andar do edifício Burj Khalifa, em Dubai, e se tornou o mais alto do mundo.
O restaurante está situado dois andares abaixo do mirante do Burj Khalifa, que é o prédio mais alto do mundo, com 828 metros.
O jornal "Gulf News" informa que, para chegar ao At.Mosphere, os clientes devem pegar um elevador de alta velocidade, que também bateu recordes ao ser o que percorre a distância mais longa do mundo.
Todas as paredes exteriores do restaurante, assim como as da cozinha, são de vidro e permitem aos clientes ter uma a vista do golfo Pérsico.
DA EFE, EM ABU DHABI

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Movimento estudantil ganha fôlego com temporada de protestos no mundo inteiro

Nos últimos dois meses, protestos reuniram milhares de jovens em países como Reino Unido, França, Grécia, Itália, Turquia e Venezuela.
Enquanto o movimento estudantil ressurge mundo afora, no Brasil, ele segue tímido: não reúne quantidade expressiva e sofre descrédito por conta do assédio ou da ligação com partidos políticos.
Há menos de um mês, em Brasília, apenas 80 jovens foram ao Congresso Nacional reclamar do aumento de 62% no salário de parlamentares.
Para Ricardo Caldas, cientista político da Universidade de Brasília, quando os movimento sociais são usados como ferramenta política, suas causas se enfraquecem. "Hoje, a juventude é menos politizada, menos mobilizada e vai menos às ruas."
"É importante que os jovens saiam às ruas", diz Caldas. "Isso mantém o senso crítico da sociedade e aponta novas lideranças políticas."
DIOGO BERCITO
IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

domingo, 23 de janeiro de 2011

Contra apagão, Campus Party pode se dividir entre Rio e São Paulo

Com cerca de 6.800 participantes interessados por tecnologia, internet e entretenimento, a Campus Party termina hoje em São Paulo.
A feira, que teve sua quarta edição realizada no país, teve como saldo crescimento do público presente, melhoria de conteúdo das palestras --com mais espaço para temas como empreendedorismo e robótica--, mas também registrou muitas reclamações dos campuseiros quanto a infraestrutura.
As quedas de energia --foram três só na sexta-feira-- e oscilações da internet foram alguns dos problemas relatados, além da falta de internet sem fio.
O estudante Mateus Rocha, 22, elaborou uma lista com nove problemas principais e propôs sugestões para discutir com a organização.