sexta-feira, 25 de maio de 2012

Método da Triangulação para Determinar a nossa Posição numa Carta

Este método permite-nos localizar, com bastante precisão, a nossa posição numa carta. Segue-se um exemplo de como utilizar este método. Começa-se por identificar, no terreno e na carta, dois pontos à vista. Neste caso escolheu-se um marco geodésico e um cruzamento, pois ambos estão à vista do observador e são facilmente identificáveis na carta através dos seus símbolos. De seguida, com a bússola determinam-se os azimutes dos dois pontos, 340º e 30º, respectivamente para o marco geodésico e para o cruzamento.

Vejam isto ai!!!!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O ‘quarto estado físico’ da água

Quais são os estados físicos da água? Líquida, sólida e gasosa, certo? Errado! Cientistas descobriram que a água pode ter um quarto estado.
Os pesquisadores analisaram a água que, em certas condições específicas de pressão, por exemplo, permanece líquida após 0ºC – ponto em que a água líquida normalmente congela. Mais especificamente, os cientistas usaram simulações de computador (pois os instrumentos de laboratório não são sensíveis o suficiente) para avaliar a água líquida a -47,8ºC nessas condições.
Segundo Pradeep Kumar e H. Eugene Stanley, neste “novo estado” a água está líquida mas mantém algumas características do gelo, passando a ter uma estrutura molecular mais organizada. Ainda segundo Kumar e Stanley, esse estado especial da água líquida têm mais de 80 propriedades pouco comuns. O que surpreendeu os cientistas foi que a água nesse estado se tornou uma melhor condutora de calor, diferentemente do que acontece com a água e o gelo.
Via Discovery e American Chemical Society, Journal of Physical Chemistry B

De onde vêm as boas ideias

http://youtu.be/wZhqSTKQRpo