sábado, 13 de agosto de 2011



Há 3 tipos de azimutes a considerar:

Azimute Magnético: quando medido a partir do Norte Magnético (indicado pela bússola);
Azimute Geográfico: quando medido a partir do Norte Geográfico (direção do Pólo Norte)
Azimute Cartográfico: quando medido a partir do Norte Cartográfico (direção das linhas verticais das quadrículas na carta).

Topografia-Campo I



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

50 anos após ser erguido, muro de Berlim volta à capital alemã

O muro de Berlim está de volta. Meio século depois de ser construído e duas décadas após sua destruição, algumas partes do muro que dividia a cidade de Berlim estão sendo reconstruídas para a posteridade, para a alegria dos turistas que buscam ter uma visão de como era a cidade durante a Guerra Fria.
Erguido com o objetivo de separar Berlim Ocidental da comunista Berlim Oriental, o muro teve sua construção iniciada em 13 de agosto de 1961. Quase todos os seus 160 quilômetros foram destruídos durante a euforia que se seguiu à queda de seus primeiros pedaços, em 1989.
Apenas alguns pedaços do muro continuavam intactos quando a Alemanha foi reunificada, em 3 de outubro de 1990. Somente três das 302 torres de controle da Alemanha Oriental ainda permanecem em pé.
Agora, devido ao número cada vez maior de turistas que visitam Berlim todos os anos procurando por vestígios do muro, a cidade tem se esforçado para reerguer e restaurar partes da construção, enquanto especialistas em monumentos históricos trabalham para preservar os vestígios remanescentes.
ERIK KIRSCHBAUM
DA REUTERS

Alta de preços em 2011 indica formação de bolha imobiliária, diz professor da Poli-USP

O aumento nos preços de imóveis neste ano está descolado da realidade de custos e indica início de bolha imobiliária. Essa é a constatação de João da Rocha Lima, coordenador do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
"Você pode explicar a formação de preços por questões especulativas ou por razões estruturais. Neste momento, há identificação de que alguns preços estão fugindo de sua explicação estrutural", afirma Lima.
Até o final de 2010, a alta de preços de residenciais se explicava pelo aumento nos custos de produção: terrenos, produtos e custos de outorga onerosa. Neste ano não há aumento de custos que justifique a valorização do metro quadrado e nem crescimento da demanda.
Para o professor, o mercado residencial pode ter sobrevalorização de 15% a 20% em relação ao valor justo.
CRISTIANE CAPUCHINHO

EDITORA-ASSISTENTE DE IMÓVEIS

EDSON VALENTE

EDITOR-ADJUNTO DE SUPLEMENTOS


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Casa de Mar


O luxo está no "rendez-vous". Os pavime O Wally et Hermès usa energia verde, 20 a 30% de economia de combustível e consumo de
eletricidade 40 a 50% a bordo. ospavimentos são ligados por escadas, mas há também um elevador.
Portanto, há 900m2equipadoscom painéis solares, produzindo diariamente 500 kW.


Três plataformas, uma piscina de 25 metros , um "spa", "helicopter-pad", sauna, ginásio e sala de massagem,
um passeio de 130 metros , uma sala de música, uma sala de jantar, um cinema, "decks sol", suítes, terraços, um "lounge".