sexta-feira, 21 de maio de 2010

Carro que faz fotossíntese é apresentado na China

A foto lembra uma planta, mas na verdade é um carro que vai além dos projetos de automóveis verdes já apresentados pela indústria automobilística. Batizado de YeZ, o veículo é construído com material orgânico e só utiliza energia limpa para se locomover. Mas seu grande diferencial está no processo que o aproxima de uma planta viva.
O carro conta com um dispositivo que permite absorver o dióxido de carbono da atmosfera e transformá-lo em oxigênio, um processo bastante semelhante ao das plantas durante a fotossíntese. Ou seja, em vez de poluir a atmosfera, ele ajuda a “purificar” o ar que respiramos.
O design do automóvel prevê a instalação de painéis solares no teto, que vão alimentar o sistema elétrico da máquina. Além disso, as rodas terão turbinas para capturar e converter energia eólica em eletricidade.
Por Época NEGÓCIOS Online

Instituição divulga novo calendário para aditamento do ProUni

Os estudantes já contemplados pelo Programa de Universidade para Todos (ProUni) devem aditar o benefício a cada semestre. Os alunos dos cursos do Campus I devem comparecer no período de 21 de maio a 31 de maio de 2010 no Centro de Atendimento ao Aluno Sua Vez. Estudantes dos cursos do Campus III (ETFG) devem renovar o Fies no Sua Vez no período de 1º a 9 de junho de 2010. Mais informações e esclarecimentos pelo endereço eletrônico fiesprouni@unis.edu.br ou pelo telefone (35)3219-5209.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pedido de isenção da Fuvest começa em junho; 65 mil devem ser beneficiados

Os interessados em concorrer a uma das vagas do próximo vestibular da Fuvest e quiserem solicitar a redução ou isenção do pagamento da taxa devem fazer a sua inscrição pela internet a partir do dia 14 de junho. Cerca de 65 mil pessoas podem ser beneficiadas.
Para concorrer ao benefício, o estudante deve morar no Brasil, apresentar comprovante que cursou ou está cursando todo o ensino médio em escola pública, além de ter comprovante de renda familiar que não ultrapasse os padrões estabelecidos pelos critérios socioeconômicos definidos pela COSEAS (Coordenadoria de Assistência Social da USP), que conduzirá o processo de seleção.

Grafite em retrato


Gabriel Mendes, fotógrafo brasileiro radicado em Nova York, ousa mais uma vez em uma série de retratos que tornam pessoas e obras de arte elementos da mesma fotografia. Urban Puns, seu novo projeto, capta imagens de pessoas aleatórias em frente a grandes murais de grafite . Entre 2006 e 2008, o artista fotografou cenários e personagens em Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo e Los Angeles, e suas experiências podem ser conferidas em seu site oficial.
Por Casa e Jardim Online

Feirão da Casa Própria começa hoje no Rio e amanhã em mais seis cidades

A sexta edição do Feirão da Casa Própria, realizado pela Caixa Econômica Federal, começa nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, com a oferta de 69.300 imóveis, incluindo os novos, em construção e os usados.
Desse total, 35.900 estão enquadrados nas regras do programa Minha Casa Minha Vida, que tem juros mais baixos por usar recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). As visitas ao Rio Centro podem feitas das 10h às 21h até sábado e, no domingo, das 10h às 18h.
Amanhã (21) será a vez de Recife, Brasília, Uberlândia, Campinas, Florianópolis e Porto Alegre. O evento vai até domingo (23) em todas as sete cidades.

Quadros de Picasso e Matisse são roubados de museu em Paris

Cinco quadros avaliados no total em 500 milhões de euros (US$ 618 milhões), entre eles uma obra de Pablo Picasso e outra de Henri Matisse, foram roubados durante a madrugada desta quinta-feira (20) do Museu de Arte Moderna de Paris, informaram fontes ligadas às investigações a agências internacionais de notícias.
Os outros quadros roubados são obras de Amadeo Modigliani, George Braque e Fernand Léger, de acordo com as mesmas fontes.
O crime foi descoberto às 7h desta quinta-feira (2h no horário de Brasília), quando seguranças encontraram uma janela quebrada e a fechadura de uma porta violada. Câmeras de vídeo do local filmaram uma pessoa com o rosto coberto realizando o roubo. Os quadros teriam sido cuidadosamente removidos de suas molduras, e não cortados.
Do G1, com agências internacionais

Cansado de ir a reuniões? Mande o robô no seu lugar

Após fazerem sucesso oficializando casamentos, trabalhando na recepção de lojas e limpando a casa, os robôs agora vão tomar o lugar dos executivos em reunião. O novo robô da empresa Anybots, batizado de QB, está pronto para fazer o trabalho maçante de seu parceiro humano, graças a um monitor de LCD instalado no alto da cabeça, que transmite a imagem da webcam durante a reunião.
O robô, que mede quase um metro de altura, mas pode se “esticar” até 1,70 m de comprimento, foi desenhado para servir como “representante” de um humano em funções profissionais. Ele é, basicamente, um sistema de teleconferência sobre rodas.
O robô é capaz de “enxergar” usando uma câmera de vídeo de 5 MP montada em um olho. Outra câmera de baixa resolução fica na cabeça e aponta para baixo, o que permite que ele evite esbarrar em outros objetos. QB pode “ouvir” a partir de três microfones que alimentam o telecomutador, central de áudio e vídeo da máquina. A voz pode ser reproduzida pelos alto-falantes.

"Não me lembro a última vez em que me barbeei", diz vocalista do ZZ Top

Billy Gibbons começou a cultivar sua atual barba em um mundo em que ainda havia os Beatles, Pelé reinava no futebol e o Brasil estava sob uma ditadura militar. "Não me lembro a última vez em que me barbeei. Sei que foi bem antes de começarmos a banda.
A banda em questão é o ZZ Top, formada em 1969 em Houston, no Texas, por Gibbons (guitarra e vocal), Dusty Hill (baixo e também dono de uma barba espetacular) e Frank Beard (bateria e bigode).
O trio está junto desde então --são 41 anos com a mesma formação, algo que não encontra paralelo em bandas roqueiras de grande repercussão.
A liga que uniu com tanta eficiência esses roqueiros é feita de gente como Muddy Waters (1915-83) e Howlin' Wolf (1910-76), da linhagem de ouro do blues norte-americano.
"Estivemos ensaiando por 40 anos. Acho que finalmente ficamos bons para irmos à América do Sul", brinca.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Restrito a convidados, Google agora abre Wave para o público

Antes fechado para convidados, o Wave, sistema de comunicação em desenvolvimento pelo Google, foi aberto ao público nesta quarta-feira (19).
Na época, o Google apresentou o Wave como "o que o e-mail seria se fosse inventado hoje". Segundo a empresa, o correio eletrônico é basicamente o mesmo desde a sua criação, mais de 40 anos atrás.
Para testar o serviço, é preciso ter uma conta do Google e acessar wave.google.com.
"Se você testou o Google Wave um tempo atrás e achou que ele não estava muito pronto para uso real, agora é uma boa hora de voltar para uma segunda tentativa", escreveu Stephanie Hannon, gerente de produto do Wave.

Cafeína ajuda a evitar acidentes em trabalhos noturnos

Cerca de 8,6 milhões de americanos trabalham à noite. Para muitos, o cansaço é um problema sério.
Trabalhadores noturnos de profissionais de saúde a controladores de tráfego aéreo sofrem mais acidentes e lesões no trabalho, relatam mais erros médicos e enfrentam um risco maior de acidentes de trânsito após seu expediente.
Alguns dos acidentes mais comuns relacionados a erro humano ocorreram no turno da noite, incluindo o desastre do Exxon Valdez e os acidentes nucleares de Chernobyl e Three Mile Island. O recente derramamento de petróleo da BP ocorreu no início de um expediente noturno, embora sua causa ainda esteja sendo investigada.
Cientistas tentaram a melatonina, medicamentos prescritos e terapia de luz para ajudar a aliviar o chamado transtorno do trabalho noturno, causado por perturbações no ritmo cardíaco do corpo. Porém, uma pesquisa mostra que nada parece funcionar tão bem quanto a cafeína.
Outro estudo da Faculdade de Medicina de Harvard descobriu que a cafeína funcionava melhor em pequenas doses espalhadas em um período.

terça-feira, 18 de maio de 2010

iPhone retrô

Os aparelhos iPhone vieram para revolucionar o mercado, tanto em design quanto em tecnologia. Mas para os que sentem saudade do bom e velho aparelho da década de 70, surge uma opção que une modernidade e tradição. O iPhone Retrô é um dock com design dos antigos modelos de telefones de disco. Disponível em três cores - rosa, preto ou transparente -, é uma maneira divertida de relembrar os velhos tempos e dar um ar charmoso para a casa.
Por Casa e Jardim Online

Câmeras flagram homem mexendo em gavetas de banco em MG

As câmeras de um banco de Varginha (MG) gravaram um homem mexendo em gavetas, em pleno expediente. Ele saiu da agência com R$ 8 mil retirados dos caixas. A polícia investiga o caso.
As imagens mostram o ladrão se aproximando de um dos caixas com pastas na mão. Ele ainda segue para outro guichê, que está vazio, abre as gavetas e pega o dinheiro.
Os clientes disseram à polícia que o homem parecia funcionário da instituição, já que estava tranquilo e bem vestido. O banco informa que está colaborando com as investigações.

Sala




segunda-feira, 17 de maio de 2010

Aos cinco anos, YouTube atinge 2 bilhões de visualizações diárias

Cinco anos depois do lançamento de sua primeira versão beta, o YouTube atingiu 2 bilhões de visualizações diárias. Segundo informações divulgadas pela equipe do site de vídeos, são cerca de 24 horas de vídeos postados por minuto.
Para comemorar o aniversário, o YouTube criou um canal especial, no qual convida os internautas a publicarem vídeos contando sua história com site e mostra “os vídeos mais essenciais” desses cinco anos, segundo curadores convidados.
Do G1, em São Paulo

domingo, 16 de maio de 2010

Parte de palco afunda e deixa 20 pessoas feridas em Varginha

Parte do piso de um palco afundou durante um festival de música sertaneja em Varginha (MG), na madrugada deste domingo (16), e deixou cerca de 20 pessoas feridas, segundo o Corpo de Bombeiros.
As vítimas foram levadas ao Hospital Bom Pastor, em Varginha, pelos bombeiros e por ambulâncias da prefeitura e de uma empresa particular que prestavam assistência no local.
O subtenente Ismael de Carvalho Saldanha, do 9º Batalhão de Bombeiros de Minas Gerais, disse ao G1 que as vítimas sofreram escoriações generalizadas, mas nenhuma ficou em estado grave.
A festa ocorreu no estacionamento de um parque de exposições de Varginha e, segundo Saldanha, possuía o laudo do Corpo de Bombeiros para funcionar.