sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dormir com a TV ligada pode causar depressão

Um estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, sugere que dormir com luzes acesas – seja da televisão, do smartphone ou do corredor – pode provocar problemas de saúde, como câncer de mama, distúrbios do sono, ganho de peso e até depressão.
A pesquisa, envolvendo 16 hamsters, estabeleceu uma ligação entre exposição à luz e depressão. No experimento, todos os animais passavam 16 horas por dia sob luzes fortes e, durante as oito horas restantes do dia, metade ficava na escuridão total e a outra metade ficava sob luzes luzes fracas, semelhante às emitidas por uma televisão ligada.
Desligar as luzes à noite melhora o humor no dia seguinte
por Redação Galileu

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Corregedoria investiga 'excessos' de promotor em ação contra Tiririca

A Corregedoria do Ministério Público de São Paulo abriu uma investigação para apurar eventuais excessos do promotor Maurício Antonio Lopes na condução do processo contra o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca.

Receita Federal apreende R$ 135 milhões em produtos importados nos Correios de SP

Uma operação da Receita Federal nos Correios de São Paulo apreendeu R$ 135 milhões em produtos --boa parte falsificados. Dentre eles havia 410 mil celulares e 460 mil óculos chineses. No total, foram 110 toneladas de artigos apreendidos. De acordo com a Receita, as mercadorias eram importadas por 130 empresas e pessoas físicas. Esta foi a maior operação de apreensão de artigos promovida pelo órgão.
A operação--chamada de Leão Expresso-- aconteceu entre 14 de julho e final de outubro de 2010.
A Receita vai encaminhar para o Ministério Público Federal a relação das 130 empresas e pessoas físicas importadoras das mercadorias.
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Anatel aprova medida que permite a bancos e lojas atuarem no mercado de celular

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira a regulamentação dos operadores móveis virtuais, conhecidos pela sigla MVNOs. Com a decisão, qualquer empresa poderá se coligar a uma operadora de telefonia móvel para prestar esse serviço, como bancos e lojas.
A aprovação da agência abre a possibilidade, por exemplo, para que bancos ofereçam serviço por meio do celular, como operações de débito e crédito, tornando desnecessário o uso de cartão.
Com as novas regras, qualquer empresa poderá se associar a uma operadora móvel (TIM, Vivo, Claro e Oi) para prestar serviços de telefonia.

Agenda 21

A Agenda 21 Brasileira é um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Decisão da Justiça determina prova do Enem para todos que se sentiram prejudicados

Estudantes e professores fazem greve e pedem melhorias na Unifesp

Mais de 3.000 alunos da Universidade Federal de São Paulo, nos campus de Santos (litoral de SP) e Guarulhos (Grande SP), estão em greve para exigir melhor estrutura.
Cinco anos após começar a se expandir, a Unifesp ainda possui salas de aula improvisadas --algumas com ninhos de pombos-- e um curso de educação física sem quadra.
A reitoria reconhece as falhas e afirma que trabalha para solucioná-las rapidamente. A universidade tem cerca de 6.300 alunos e 935 professores em cinco campus.
FÁBIO TAKAHASHI
PATRÍCIA GOMES
DE SÃO PAULO

Unicamp estreia modelo novo de vestibular; prova acontece domingo

Mais de 57 mil estudantes fazem neste domingo a prova da primeira fase do vestibular da Unicamp, que, a partir de agora, terá questões de múltipla escolha em vez das tradicionais dissertativas.
Serão 48 testes, com quatro alternativas cada um, divididos entre matemática, ciências humanas e artes e ciências da natureza.
Outra grande mudança se refere à redação, já que os candidatos terão de fazer três textos de gêneros diversos. O peso dessa prova na nota final não mudou: a redação continua valendo 50%.
Com mais questões e mais textos para escrever, o tempo total do exame aumentou. Serão cinco horas, uma a mais que anteriormente.
ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Desabamento de prédio mata ao menos 60 em Nova Déli

Pelo menos 60 pessoas morreram e outras 80 ficaram feridas no desabamento de um prédio de quatro andares em Nova Déli, informaram nesta terça-feira fontes oficiais, que advertiram sobre a possibilidade de se encontrar mais mortos entre os escombros.
O chefe dos bombeiros, R. C. Sharma, afirmou à agência de notícias "Ians" que, até o momento, 30 corpos foram resgatados e alguns dos feridos estão em estado grave e foram internados em hospitais da cidade.
DA EFE, EM NOVA DÉLI

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Estudantes fazem manifestações contra falhas no Enem em capitais

Estudantes protestaram contra falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em ao menos cinco capitais do país nesta segunda-feira (15). Houve manifestações em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro.

Do G1, em São Paulo