sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

BrainDriver, como dirigir um carro usando apenas o cérebro

Será que no futuro nossos carros irão voar como no desenho dos Jetsons? Bem, se considerássemos os desenho clássico dos estúdios Hanna Barbera, nossos carros já teriam ganhado os céus há muito tempo, desde 2008, ano que Os Jetsons é ambientado. Mas tudo bem, pois apesar de ainda não temos “carros voadores populares”, já temos a possibilidade de dirigir um carro usando apenas o nosso cérebro!
O Professor Raul Rojas da Universidade Freie de Berlin e sua equipe de pesquisadores desenvolveram um sistema chamado BrainDriver, que usa um sensor da Emotiv, criado originalmente para jogos. Usando a eletroencefalografia (EEG), o sensor faz uma leitura das ondas cerebrais do motorista e cria uma interface entre o homem e o carro.

Daniele Monteiro Para o TechTudo

TCU condena ex-diretores do Inep por vazamento do Enem em 2009

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou dois ex-diretores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009. Foram condenados Heliton Ribeiro Tavares, que era diretor de avaliação da educação Básica do Instituto, e Dorivan Ferreira Gomes, coordenador-geral de exames do Inep. Cabe recurso. O acórdão com a decisão do tribunal foi divulgado na quarta-feira 16.
Do G1, em São Paulo

PF apreende 2.000 livros do MEC vendidos ilegalmente no RN

A Polícia Federal apreendeu nesta quinta-feira cerca de 2.000 livros do Ministério da Educação que eram vendidos em um sebo em Natal (RN).
De acordo com a PF, os livros fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático, cuja venda é proibida.
Alguns dos exemplares apreendidos tinham carimbos de colégios da rede pública do Estado, enquanto outros tiveram a primeira página arrancada para dificultar a identificação.
DE SÃO PAULO

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Casa sustentável em forma de ovo

Esqueça os tijolos e o cimento. Pense em uma casa construída com pneus de carros reciclados e madeira reutilizada. Esta é a Casa Ovo, um projeto criado pelo designer italiano Roberto Casati, de 70 metros quadrados, com capacidade de produzir energia eólica e captação de luz natural. A moradia em formato de ovo oferece também um sistema de reutilização de água da chuva. Ficou interessado? Estima-se que a casa custe cerca de 2 mil euros (mais ou menos R$ 4.550) o metro quadrado.
Por Casa e Jardim Online

Turma A-Laboratório

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Caixa d'água cai e danifica veículos em condomínio no interior de SP

Uma caixa d'água com capacidade para mais de 20 mil litros desabou de uma torre do Condomínio Villagio de Itaici, em Indaiatuba, no interior de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (15). Ninguém ficou ferido no acidente. Com a queda do reservatório, carros ficaram danificados, paredes ficaram rachadas e portas foram arrancadas. A água que invadiu algumas residências estragou móveis. De acordo com moradores, a caixa estava sendo instalada por uma empresa terceirizada e começou a ser abastecida na segunda-feira (14). A Prefeitura de Indaiatuba afirmou, em nota, que a caixa d'água estava “em fase de testes e não havia sido entregue oficialmente à autarquia responsável”. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município interditou o local e solicitou uma perícia para apurar o ocorrido (Foto: Erica Dezonne/ Agência Anhanguera )