sábado, 29 de maio de 2010

Passarela de elevador é instalada e muda paisagem no Cantagalo

Foi instalado neste sábado (29) o trecho final da passarela entre as duas torres do elevador panorâmico que liga a estação General Osório do metrô ao Morro do Cantagalo, em Ipanema, Zona Sul do Rio. A última parte da estrutura - que tem 18 toneladas, 24 metros de comprimento, 3,50m de altura e 3,50m de largura - foi fixada a uma altura de 54 metros do nível da rua.
Mais de 30 homens, entre técnicos e engenheiros, participaram da operação, que teve início às 7h deste sábado e durou uma hora aproximadamente.

Em busca de novo amor, solteiros se reúnem no Parque do Ibirapuera

Corações solitários em busca do par perfeito irão se reunir na tarde deste sábado (29) no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, para conhecer novas pessoas e, se o Cupido permitir, encontrar a cara metade.
Organizado por um site de relacionamentos, a segunda edição do “Movimento dos Sem Namorados” tem como meta fazer com que os solteiros se conheçam e protestem contra a dificuldade de encontrar namorados e namoradas.
O evento, que começa às 14h na Arena de Eventos, próximo ao Portão 10, será a oportunidade de o estudante Alan Aparecido dos Santos, 20 anos, encontrar uma moça para namorar. “Está difícil arranjar mulher que te quer. A maioria vai por interesse ou só quer curtição”, reclamou.
O jovem, que nunca namorou sério, disse que vai aproveitar este sábado para conhecer novas pessoas. “Se Deus quiser,vou encontrar alguém interessante e vou para cima. É horrível ficar sozinho.”
Paulo Toledo Piza
Do G1 SP

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Estudo diz que Ardi, de 4,4 milhões de anos, não é ancestral do homem

Querem destronar Ardi. A fêmea primata de 4,4 milhões de anos virou ícone da espécie Ardipithecus ramidus, um dos mais antigos ancestrais do homem. Mas não passaria de uma reles macaca, acusa um novo estudo.
Ironicamente, o "rebaixamento" da espécie de Ardi está sendo proposto nas páginas da prestigiosa revista especializada "Science", a mesma que alçou a suposta fêmea de hominídeo (ancestral humano) à categoria de descoberta do ano em 2009.
O esqueleto quase completo da criatura, bem como hipóteses detalhadas sobre sua locomoção e até sua vida sexual, foram descritos em 11 artigos científicos no dia 2 de outubro do ano passado.
REINALDO JOSÉ LOPES

de São Paulo

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Acer vai lançar novo e-reader com Android

O presidente da Acer, Gianfranco Lanci, revelou o protótipo de tablet da companhia, em um momento no qual Dell e Sony também informaram que vão lançar os seus computadores portáteis. A demonstração foi feita nesta quinta-feira (27)
O tablet da Acer, cujo nome é LumiRead, vai rodar com Android, sistema operacional do Google, e tem uma tamanho equivalente a 7 polegadas. A companhia não informou quando o dispositivo será lançado, tampouco o custo.
O e-reader pesa 290 gramas, tem tela de 6 polegadas mais teclado e um scanner com código de barras que pode ler números de série em livros físicos, a fim de procurá-los em lojas on-line.
O dispositivo terá conexões 3G e Wi-Fi, além de um browser capaz de converter conteúdo da rede em formato e-book, e também permitirá compartilhar e-books e audiobooks com outros computadores e e-readers da Acer
A companhia deve anunciar o nome da empresa que desenvolveu o browser para o dispositivo na semana que vem.
DE SÃO PAULO

A partir de hoje, gastos do governo estarão disponíveis na internet diariamente

O Portal da Transparência do governo federal terá, a partir de hoje, uma sessão com informações diárias dos gastos públicos da União.
O Portal foi criado em 2004 e atualizava as informações mensalmente.
A nova ferramenta, desenvolvida pela CGU (Controladoria-Geral da União) em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) cumpre a Lei Complementar 131/2009 que determina a divulgação em tempo real, pelos governos federal, estaduais e municipais, de informações pormenorizadas sobre os gastos públicos.
A data limite para o cumprimento da norma para as cidades de mais de 100 mil habitantes e Estados também é hoje.
De acordo com a CGU, o Portal será recarregado, em média, com 200 mil novos documentos a cada dia, referentes a empenho, liquidação e pagamento de despesas.
DE SÃO PAULO

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Estrada para quê? O futuro dos carros está no ar



Enquanto a indústria automobilística trabalha para viabilizar a primeira geração em larga escala de carros elétricos, os chineses dão um passo à frente e apresentam o primeiro modelo de carro voador. Batizado de YEE, o projeto do carro voador foi criado pensando na vida nas grandes cidades.

Custo da construção sobe 6% nos últimos 12 meses, aponta FGV

O custo da construção civil subiu 6,06% nos últimos 12 meses, de acordo com dados do INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção), divulgados nesta quarta-feira pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Em maio, houve variação de 0,93%, abaixo do resultado do mês anterior, de 1,17%. No ano, o acumulado é de 3,46%.
O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou variação de 0,48%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,65%. No índice referente a mão de obra, a variação foi de 1,41%. No mês de março, a taxa ficou em 1,73%

terça-feira, 25 de maio de 2010

Em feira em SP, carro dá partida após reconhecer rosto de motorista

Até a próxima quinta-feira (27), São Paulo recebe a 13ª edição da Exposec, Feira Internacional de Segurança. A feira apresenta tecnologias voltadas para segurança em diversos segmentos, entre eles o setor automotivo. Os destaques desta edição são os sistemas de biometria facial, que reconhece o rosto do motorista, e o StartFinger, que dá a partida pela impressão digital do dono do veículo.
O sistema de biometria facial, da empresa Ex-Sight, funciona a partir do cadastro de um rosto, que libera o acesso quando reconhecido. O cadastramento facial pode ser feito por uma foto e usado em diversas situações como para dar partida no carro ou caminhão, e, assim, evitar roubos. “A ideia é não deixar o crime acontecer”, afirma o diretor comercial da empresa Arnaldo Maciel Jr.
A tecnologia também serve para dar acesso seguro a estádios, escolas e empresas, e para fazer um histórico de todos os usuários que entraram, ou tentaram entrar.
Do G1, em São Paulo

Desenho no chão faz solo ‘se abrir’


Quase todo filme que mostra tragédias naturais começa com o chão ‘se abrindo’ ao meio. Esta sensação de estar a um passo de uma queda infinita parece bem real para os visitantes de um parque temático na China.

Falta de suporte para Flash no iPad é irritante, dizem consumidores

A falta de possibilidade da visualização de sites que usam a tecnologia Flash para vídeos e animações é uma fonte de irritação para os proprietários do iPad, segundo uma pesquisa conduzida com 153 proprietários do tablet da Apple pela Changewave.
As informações foram dadas pelo jornal "The Telegraph" na segunda-feira (24).
Segundo os dados, 11% dos usuários disseram que a falta de suporte para o programa desenvolvido pela Adobe era uma irritação, enquanto outros problemas relatados envolvem a queda da conexão Wi-Fi (9% dos usuários se incomodam com isso), a dificuldade para limpar a tela (9%), a falta de aplicativos para o aparelho (7%), e também o peso do iPad (7%).
Os números apontados pela Changewave mostram que 80% dos usuários do iPad usam-no para navegação na internet, enquanto 48% assistem vídeos --algo que, de acordo com o jornal, pode explicar a irritação pela ausência do Flash.
Dos usuários consultados, 71% afirmaram que usam o iPad para checar e-mails, e 56% disseram que optam por downloads de aplicativos. A leitura de e-books é preferência de 33%.

Vendas de notebooks crescem 43% no 1º trimestre, diz pesquisa

As vendas de notebooks saltaram 43% no primeiro trimestre, o maior crescimento anual em oito anos, impulsionado pela demanda dos consumidores por netbooks, afirmou a empresa de pesquisa de tecnologia Gartner nesta terça-feira (25).
O preço médio de venda caiu 16%, para US$ 732, com muitos consumidores optando por netbooks de baixo custo --mini-notebooks com menos atributos-- em vez de laptops mais sofisticados. As vendas totais de notebooks cresceram 21%, para US$ 36,1 bilhões.
A Hewlett-Packard permaneceu como a maior vendedora, com 19,2% do mercado, mas a segunda colocada Acer reduziu a diferença, aumentando suas vendas em 48%, ficando com uma fatia de 18,5%.
A taiwanesa Asustek, pioneira no segmento de netbooks com o Eee PC, mais que dobrou as vendas e ficou com 8,8% do mercado, em quinto lugar depois da Dell, a terceira colocada, e da Toshiba, em quarto lugar.
DA REUTERS, EM LONDRES

Emissões globais de CO2 vão subir 43% até 2035, diz estudo

As emissões mundiais de dióxido de carbono resultantes da queima de carvão, petróleo e gás natural devem subir 43% até 2035, disse na terça-feira o principal órgão dos EUA que faz previsões sobre consumo de energia, a não ser que sejam selados acordos globais para reduzir a emissão dos gases responsáveis pelo aquecimento do planeta.
As emissões globais de dióxido de carbono de fontes combustíveis fósseis devem subir de 29,7 bilhões de toneladas em 2007 para 42,4 bilhões de toneladas em 2035, disse a Administração de Informações sobre Energia (EIA, na sigla em inglês) em seu relatório anual sobre as perspectivas energéticas de longo prazo.
Boa parte desse aumento vai ocorrer em países em processo acelerado de desenvolvimento, como China e Índia, onde se prevê que a demanda por eletricidade suba vertiginosamente.
"Com crescimento econômico forte e forte dependência contínua de combustíveis fósseis previstos para a maioria dás economias não integrantes da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), dentro das políticas vigentes, boa parte do aumento projetado das emissões de dióxido de carbono ocorre entre" esses países em desenvolvimento, diz o relatório da EIA.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Contratos novos de aluguel sobem 11,4% em um ano, aponta Secovi-SP

Os contratos novos de locação na capital paulista tiveram aumento médio de 1,7% em abril em relação aos valores negociados em março. No acumulado dos últimos 12 meses, o acréscimo é de 11,4%, segundo os dados do Secovi (Sindicato da Habitação) de São Paulo divulgados nesta segunda-feira.
A inflação mensurada pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), usado como referência na maioria dos contratos de aluguel, apresentou alta de 0,77% em abril e, nos últimos 12 meses, de 2,88%. De acordo com o Secovi, a elevação no valor dos contratos novos se deve à escassez de oferta originada por um longo período de reajuste inferior à inflação.
O levantamento mostra ainda que unidades de três dormitórios registraram os maiores acréscimos em abril (2,5%), seguidos das moradias de dois quartos (1,8%).
A garantia mais utilizada foi o fiador, com quase metade das unidades locadas (49%) no período. O depósito ficou na segunda posição, aparecendo em 31% dos contratos, seguido pelo seguro-fiança (20%).
Casas e sobrados foram ocupados com mais rapidez em abril, de acordo com a pesquisa. O período médio para alugar uma unidade vaga desses tipos de imóvel variou entre 11 e 27 dias, enquanto os apartamentos demoraram entre 16 e 34 dias.
DE SÃO PAULO

MEC cria 'Enem' para professores

O Ministério da Educação (MEC) instituiu nesta segunda-feira (24) o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. O ministério pretende realizar a primeira prova em 2011. Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil.

Segundo portaria publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável pela prova, que será constituída de uma avaliação de conhecimentos, competências e habilidades.

Posto de combustível ganha prédio em forma de bule nos EUA

Um posto de abastecimento de combustível ficou famoso no estado de Washington (EUA) por ter o formato de um bule. O local – onde também funcionava uma loja de conveniência – está fechado há alguns anos, mas continua atraindo curiosos.
Os visitantes podem tirar fotos da inusitada construção da cidade de Zillah, onde até alguns anos atrás funcionava o mais velho posto de combustível do estado de Washington.
O dono da construção se inspirou em um escândalo político da década de 1920 batizado de Teapot Dome Scandal. À época, o nome do presidente Warren G. Harding foi atrelado a desvios de verba e companhias de petróleo.
Do G1, em São Paulo