sexta-feira, 11 de junho de 2010

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Falhas, comentários e pontuação, marcam o encerramento do PIC....







Torre em Abu Dhabi é considerada o prédio mais inclinado do mundo








Capital GateTower tem inclinação de 18 graus, maior que a Torre de Pisa.
Recorde foi reconhecido pelo Livro Guinness.

Do G1, com agências internacionais

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PIC




Universitários de Serviço Social visitam assentamento do MST em Guapé em estudo sobre sustentabilidade

Uma das últimas atividades dos alunos do sétimo período do Curso de Serviço Social do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG) no mês de maio (29) foi a visita ao Assentamento Santo Dias, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), na cidade de Guapé. A ação teve a finalidade de reconhecer a importância dos movimentos sociais rurais, além de enriquecer o Projeto Indisciplinar por Curso (PIC) que os alunos estão desenvolvendo. O MST foi escolhido dentre a população de barragens, indígena e ribeirinha por sua temática de sustentabilidade e por ser um movimento social forte e organizado.
Através do PIC, os alunos têm a chance de desmitificar o que é veiculado na mídia, que criminaliza o tempo todo esse movimento. A universitária do sétimo período Elker Regina Mendonça Scalioni visitou o assentamento e afirma que a mídia mostra algo que não existe entre as pessoas desse grupo, como a fama de desordem. “O movimento é politizado e muito organizado. Há uma hierarquia em prol do trabalho comunitário, além de valorizar a ecologia e a qualidade de vida do grupo”, diz a futura Assistente Social. Para que os estudantes do Unis-MG pudessem chegar ao assentamento, foi feita uma votação com todos os integrantes do Santo Dias para verificar a possibilidade ou não da visita, o que demonstra a valorização das 48 famílias que moram no local. Há líderes de grupo, mas as decisões vêm de baixo para cima, da coletividade.

Número de espécies no planeta é menor do que se pensava, diz estudo

Apenas 5,5 milhões de espécies existem atualmente na Terra, uma estimativa muito menor que os 30 milhões estimados anteriormente. É o que indica uma nova estimativa publicada na revista "American Naturalist".
A maioria dos vertebrados, plantas e muitos micro-organismos já foram documentados. Grande parte da incerteza em estimativas globais de biodiversidade está na quantidade de artrópodes, filo que inclui insetos e aranhas.
DA NEW SCIENTIST

Inscrições para o Enem deste ano vão de 21 de junho a 9 de julho

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ocorrem entre 21 de junho e 9 de julho, anunciou nesta quarta-feira (9) o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim José Soares Neto. A data das provas foi confirmada para 6 e 7 de novembro.
Em coletiva à imprensa em Brasília, Soares Neto afirmou ainda que a elaboração da prova será feita por consórcio entre o Cespe e o Cesgranrio, como foi feito no ano passado, em caráter de urgência, após o vazamento da primeira prova, elaborada pelo consórcio Connasel.
A nota do Enem pode ser usada pelos estudantes para ingressar em universidades públicas e particulares. A expectativa é de que a edição deste ano tenha 6 milhões de estudantes inscritos.

Apresentação do Pic



terça-feira, 8 de junho de 2010

Bem-vindo à casa do futuro

Conheça a construção que aliará beleza, tecnologia e preocupação com o meio ambiente. Ela será erguida por universitários brasileiros em São Paulo.
Dentro de algumas semanas, jovens estudantes de seis universidades públicas brasileiras começarão a colocar de pé aquela que promete ser a casa do futuro. Ela aliará em 42 metros quadrados de área útil desenvolvimento tecnológico, preocupação ambiental e beleza arquitetônica. Imaginada desde agosto de 2008, a Casa Solar Flex nasce com o objetivo de se tornar uma alternativa sustentável para tempos de aquecimento global. Sua autossuficiência em energia, obtida dos raios solares, poderá ser usada para alimentar a rede elétrica das nossas cidades e ajudará a reduzir a necessidade de fontes energéticas caras e poluidoras.
A residência é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar formada por alunos de graduação e pós-graduação de arquitetura, engenharia, design e marketing da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Eles se uniram há dois anos depois de participar de um concurso no qual o desafio era pensar uma moradia ecologicamente correta, inovadora e capaz de ser instalada em diferentes tipos de climas e regiões. As melhores propostas foram reunidas num projeto único que originou a Casa Solar Flex.

domingo, 6 de junho de 2010