sábado, 17 de abril de 2010

Terremoto na China deixou 1.484 mortos, diz agência oficial


Monges tibetanos assistem a cremação em massa de vítimas do terremoto na cidade de Gyegu, na província de Qinghai (Foto: Reuters)
O terremoto de 6,9 graus de magnitude atingiu a província de Qinghai nesta quarta-feira (14). Segundo autoridades locais, mais de 11 mil pessoas ficaram feridas e cerca de 300 estão desaparecidas.

EUA e outros 12 países cancelam ida a funeral na Polônia devido a caos aéreo

O caos aéreo causado pela fumaça vulcânica vinda da Islândia levou mais três países a cancelarem, na tarde deste sábado, sua ida à Polônia para o funeral amanhã do presidente Lech Kaczynski. Até o momento, a delegação de 12 países já cancelaram sua participação pelo mesmo motivo.
O avião presidencial caiu na Rússia, no sábado passado (10), matando 96 pessoas --incluindo o presidente polonês, Lech Kaczynski, a primeira-dama, Maria, e vários membros do alto escalão do governo. O governo polonês chegou a estudar o adiamento da cerimônia deste domingo diante do caos aéreo, mas decidiu manter a previsão inicial.
Colaboração para a Folha

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Astronautas conseguem trancar cargueiro de lixo na Discovery

A tripulação da Discovery conseguiu prender na nave o cargueiro "Leonardo", módulo multifuncional com lixo e equipamento usado.
Essa ação foi realizada às 4h15 (de Brasília) desta sexta-feira (16). A remoção do "Leonardo" da Estação Espacial Internacional (ISS) foi adiada por várias horas no dia anterior, devido à dificuldade nesse trancamento.
O procedimento de colocação do cargueiro no "ancoradouro" da nave foi realizado pelos especialistas de missão Stephanie Wilson e Naoko Yamazaki, com o braço robótico da Discovery.
Era necessário desinstalar o "Leonardo" do módulo Harmony, da ISS, para trazê-lo de volta à Terra. Espera-se levá-lo de volta ao espaço com suprimentos em setembro, na última missão de ônibus espaciais.
Em seguida, membros da Discovery --o piloto James P. Dutton, com as especialistas Dorothy Metcalf-Lindenburger e Stephanie Wilson-- fazem uma inspeção final no "escudo de calor" da Discovery, utilizando novamente o braço robótico, além do sistema de sensores orbitais.

Projeto arquitetônico transforma letreiro de Hollywood em hotel




O arquiteto dinamarquês Christian Bay-Jorgensen revelou seu projeto conceitual de transformar o famoso letreiro Hollywood, nos Estados Unidos, em um hotel. Em seu design, as letras de quase 14 metros de altura seria expandidas na parte de trás e permitiriam que turistas fiquem hospedados ali. Segundo o arquiteto, a ideia poderia ajudar a resolver problemas financeiros que têm atrapalhado na manutenção do ícone da capital cinematográfica.
Hoje feito praticamente em ferro por causa de várias reformas, o letreiro era originalmente feito em folhas de metal e madeira compensada, quando montado pela primeira vez, em 1923. Ao longo do tempo, quatro letras foram inteiramente perdidas; antes, o letreiro dizia Hollywoodland. O projeto do arquiteto encontrou resistência em instituições de proteção ao patrimônio do letreiro.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Governo prorroga isenção de IPI para material de construção até dezembro

O ministro Guido Mantega anunciou nesta quinta-feira a prorrogação do desconto do IPI para material de construção até 31 de dezembro. A desoneração valeria até final de junho.

Papel eletrônico colorido é apresentado no Japão

Foi apresentada nesta quinta-feira (15), durante um evento de tecnologia no Japão, uma versão de papel eletrônico colorido. O aparelho, desenvolvido pela Brigestone, tem resolução de 800x600 pixels e mais de 4 mil cores.
O protótipo exposto durante uma feira em Tóquio, o Quick Response Liquid Powder Display (QR-LPD), foi mostrado com páginas de jornal e fotografias.
O dispositivo, chamado também de jornal eletrônico, vem sendo desenvolvido pela fabricante há cerca de quatro anos.

Televisão 3D faz mal para grávidas e bêbados, diz estudo

Grávidas, idosos, pessoas com insônia e aquelas que tenham abusado do álcool terão que somar mais uma prescrição a sua lista de atividades de risco: a televisão em três dimensões.
Ao menos é o que recomenda o site da empresa Samsung, que já comercializa seus televisores em 3D.
"Alguns espectadores podem experimentar ataques epilépticos após a exposição a imagens intermitentes de algum filme ou videogame [3D]", alerta a Samsung, que adverte que não é necessário ter sofrido destes ataques anteriormente ou ter antecedentes familiares para sofrer um destes episódios.
Além disso, será complicado relaxar em frente à tela, pois deveremos estar sempre cientes de possíveis sintomas que nos conduziriam "imediatamente" ao médico, recomenda a Samsung.
Visão alterada, sensação de enjoo, movimentos involuntários como espasmos musculares, confusão, náuseas, perda de consciência, convulsões, cãibras ou desorientação: não é preciso sofrer todos os sintomas de uma vez, diz a companhia. Um basta para apagar a tela e esperar que alguém conte o fim do filme.
A Samsung lembra que ver televisão em 3D pode causar desorientação no espectador. Por isso, recomenda que o aparelho não seja colocado muito perto de sacadas nem escadas das quais o espectador possa cair nem de outros objetos nos quais possa tropeçar.

O dia mundial do desenhista

Segundo o Dicionário Aurélio, desenhista é aquela pessoa que sabe "exercer a arte do desenho", ao expressar figuras sobre uma superfície através de traços, pontos ou manchas, com a finalidade de provocar uma impressão lúdica, científica ou técnica. Cabe ao desenhista a capacidade de trabalhar representações visuais, sob os valores da luz e da sombra, delineando os contornos de uma imagem.
Para o desenhista técnico, a ferramenta de trabalho Computer Aided Design ou, simplesmente, CAD, tornou-se essencial. Entre seus inúmeros recursos, está o processador eletrônico que possibilita editar textos e elementos gráficos, sem precisar recorrer à régua, transferidor, compasso ou esquadro. Os que usam o CAD passaram a ser chamados de "cadistas".

Piloto brasileiro sofre acidente em treinamento da Air Race

O brasileiro Adilson Kindlemann deu um susto no treino da Air Race em Perth, na Austrália, nesta quinta-feira. O avião caiu no Rio Swan enquanto o piloto praticava para a competição deste fim de semana.
A equipe de resgate agiu rápido e Kindlemann foi retirado logo da água. O brasileiro foi levado ao Royal Perth Hospital com ferimentos leves e passa bem. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Aquários têm designs inusitados em loja eletrônica


Para aqueles que gostam de um bom aquário para peixes como peça decorativa, a loja on-line Opulent Items criou alguns modelos com designs muito diferenciados e preços que variam de um produto para outro. São cinco modelos diferentes do produto, cada um com seu apelo particular.

FOTO: bolas gigantes em Joanesburgo


Com quase todos os estádios para Copa praticamente prontos, a África do Sul se foca agora na decoração das ruas para o Mundial deste ano. Em Sandton, na cidade de Joanesburgo, operários trabalham duro para construírem bolas gigantes em frente a uma biblioteca. A Copa começa no próximo dia 11 de junho com a partida entre África do Sul e México no estádio Soccer City.

PT divulga nota em que fala que seu site sofreu ataque

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nota em seu portal explicando que a página esteve indisponível por mais de 24 horas devido "a inserção do código suspeito no dia 12 de abril de 2010 às 3h05". O portal foi tirado do ar e foi solicitada à empresa responsável pela segurança do site uma varredura.
Segundo a nota, o site retornou à normalidade na tarde de terça-feira (13) e, de acordo com a conclusão técnica, a ação foi realizada com a utilização de acesso indevido e a sua origem deverá ser apurada. A nota pede também que os usuários que acessaram o portal do PT façam varredura de suas máquinas com a utilização de softwares antivírus.

Milhões de hindus se cobrem de cinzas e se banham em ritual no Ganges

Dez milhões de peregrinos hindus e centenas de ascetas nus com o corpo coberto de cinzas se reuniram nesta quarta-feira (14) às margens do Ganges, no norte da Índia, para participar num dos maiores festivais religiosos do mundo, que começou em janeiro passado.
A festa do "Kumbh Mela" - de três meses de duração - é realizada este ano na cidade de Haridwar, 250 km ao norte de Nova Délhi.
Esta festa comemora uma batalha mitológica hindu entre os deuses e os demônios, que disputavam uma porção de néctar da imortalidade. Durante a batalha, algumas gotas do néctar caíram em quatro lugares diferentes: as cidades de Allahabad, Haridwar, Ujjain e Nasik.
Da AFP

Mão robótica pode simular contato físico em conversas via web

Cientistas de Hong Kong criaram uma mão robótica capaz de reproduzir os movimentos de humanos para simular a sensação de toque em conversas pela internet. Com um sensor ligado ao braço, o usuário pode comandar a mão para mexer os dedos. De acordo com o professor Liu Yun-hui, da Universidade de Hong Kong, a tecnologia quer aproximar pessoas que usam a web para falar com amigos e parentes distantes. Segundo o 'The Sun', o aparelho pode estar à venda em alguns países até o fim do ano. (Foto: Reprodução/The Sun)
Do G1, em São Paulo

Bandeira do Vasco invade computadores no mundo

Quase 500 anos depois da morte do navegador português, a bandeira de Vasco da Gama volta a circular pelo mundo. Desta vez, não vai singrar os mares e sim navegar pelos computadores conectados à internet. A façanha é obra do estúdio de design carioca Platinum FMD.
Convidado pela empresa de software Adobe para criar a ilustração de lançamento da nova edição do Photoshop, programa que é sinônimo de manipulação digital, o designer Flávio Albino não titubeou. Criou uma caravela que navega entre vulcões e mares que terminam abruptamente em cachoeiras. No mastro principal, tremula o pavilhão vascaíno. Veja a imagem animada no site do fabricante (a bandeira é o último item a ser carregado. Em conexões lentas, é preciso paciência).

Cientistas estudam como vermes podem inibir alergias

Para a coleção de males que vem para o bem: pesquisas recentes em humanos e animais indicam que a presença de parasitas e microorganismos pode estar relacionada a menor incidência de uma série de doenças inflamatórias, como asma, alergia, diabetes do tipo 1 e – pasmem – até esclerose múltipla. Claro que não é por isso que você vai considerar a possibilidade de criar uma solitária como bichinho de estimação, mas a esperança é que a descoberta ajude os cientistas a replicar esses efeitos com tratamentos.
por Redação Galileu

STJ suspende liminares que isentavam farmácias de cumprir regras da Anvisa

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspendeu as liminares que permitiam que farmácias ligadas à Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) e à Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativas de Farmácias) continuassem a vender remédios sem prescrição médica nas prateleiras e outros produtos que não são medicamentos --como refrigerantes e doces, por exemplo.
Com a suspensão das liminares, as farmácias ligadas à associação deverão seguir as regras da resolução RDC 44, que entrou em vigor em todo o país em fevereiro. Pela regulamentação, fica proibida a venda de produtos de conveniência e restringida a exposição de medicamentos nas prateleiras.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Participaram da Feicon 2010




Primeiro e segundo período da engenharia buscam conhecimento de novos produtos

Marquise do Parque do Ibirapuera ainda oferece risco aos visitantes

Quem passa pela marquise do Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, precisa ficar alerta. Um dos pontos mais importantes do parque, projetado por Oscar Niemeyer, está tomado por goteiras, infiltrações, rachaduras, buracos. A situação é de abandono.
Há seis meses o G1 alertou sobre a ameaça aos frequentadores da marquise e falou que ela passaria por sua primeira reforma em 55 anos.

Por que as pessoas têm ciúmes?


Tanto homens como mulheres desenvolveram o ciúme como estratégia evolutiva. Os homens ciumentos que descobriam a traição “não perdiam tempo e energia criando o DNA de outro homem”, afirma a antropóloga americana Helen Fisher, autora do livro Por Que Amamos. “As mulheres têm probabilidade maior que os homens de fazer vista grossa para as ‘ficadas’ do parceiro com uma rival”, diz Helen. Mas deixe ela achar que ele está formando um vínculo emocional e gastando atenção e dinheiro com outra: “Ela pode se tornar extremamente ciumenta”. Mais uma vez, tal comportamento tem raízes evolutivas. Hoje não funciona mais assim em boa parte dos relacionamentos, mas por milhões de anos as mulheres precisaram dos homens para criar os filhos. Por isso desenvolveram mecanismos cerebrais para se tornar muito possessivas quando o parceiro ameaça abandoná-las.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Casa flutuante ganha 'puxadinho' e terá festa gay

A casa flutuante do biscateiro Luiz Fernando Bispo, de 40 anos, ganhou um novo cômodo. Ele fez um “puxadinho”, aumentando um pouco mais a sua moradia, que fica fundeada no Canal do Cunha, próximo à Ilha do Fundão, na área mais poluída da Baía de Guanabara. A casa foi salva da remoção ordenada pela Serla – a Superintendência estadual de Rios e Lagoas – por interferência do Secretário estadual de Ambiente, Carlos Minc. Segundo Bispo, a sua casa “é a Monalisa da Maré, uma obra de arte que todo mundo quer ver”. Ele informou ainda que cederá o imóvel para uma festa gay. (Foto: Pablo Jacob/Agência o Globo).
Do G1, no Rio

3D pode fazer mal à visão?

Efeitos dos filmes 3D nos olhos são pesquisados; saiba o que pode causar mal-estar.
Espectadores vão ao cinema na espera de curtir um bom filme com uma infinidade de imagens saltando da tela. Mas, no lugar da satisfação que isso deveria causar, alguns sentem uma tremenda dor de cabeça e náuseas insuportáveis. Já aconteceu com você? Não se preocupe, várias pessoas já passaram pelo mesmo problema. O elevado número de pessoas reclamando de incómodos deste tipo tem feito alguns pesquisadores começarem a investigar os efeitos dos filmes 3D na visão.

por Mariana Lucena

Mônica Bergamo: Pichadores irão participar da Bienal deste ano

Carrascos da última Bienal, quando invadiram o evento, picharam paredes e vidros e até tiveram uma integrante presa e condenada, os pichadores vão entrar no evento deste ano pela porta da frente.
De acordo com a coluna, dois dos principais nomes do movimento, Rafael Guedes Augustaitiz (que liderou a invasão da última mostra) e Djan, reuniram-se com curadores da Bienal para definir como exibir sua arte no Ibirapuera, em setembro.

domingo, 11 de abril de 2010

Chuva

Rio de Janeiro conta 229 mortos por fortes chuvas; siga no blog

Família inglesa descobre igreja centenária debaixo de casa

Construção foi encontrada por abertura no hall da residência.
Garrafas de vinho e objetos religiosos estavam em cômodos subterrâneos.
Uma família inglesa descobriu, por acaso, uma igreja centenária debaixo de sua casa em estilo vitoriano em Shropshire, condado na Zona Oeste da Inglaterra.
A construção foi revelada quando um membro da família Farla ficou intrigado com uma chapa de metal que ficava no hall da residência. Ao retirar a placa, um túnel levou os ingleses para uma igreja subterrânea.
Gareth Farla, de 20 anos, encontrou um altar e cômodos que guardavam objetos religiosos e até mesmo garrafas de vinho datadas de 1930.
Do G1, em São Paulo

Holyfield vence por nocaute o duelo de veteranos em seu retorno aos ringues

Americano de 47 anos derruba sul-africano 'Búfalo Branco' no oitavo round
O americano não lutava desde dezembro de 2008, quando perdeu por pontos para o russo Nikolai Valuev, de 2,13m e 11 anos mais novo.
Em fevereiro, Holyfield foi acusado de agressão por sua mulher, Candi. Mergulhado em problemas financeiros, o americano teve, em 2008, uma mansão de US$ 10 milhões (cerca de R$ 20 milhões) penhorada. A casa, que tem 17 banheiros, três banheiros uma pista de boliche, ocupa uma área de 5.000m² em Atlanta, sua terra natal.
Das agências de notícias
Las Vegas, EUA

Cresce 15% desemprego de quem tem 3º grau em São Paulo

O desemprego para profissionais da região metropolitana de São Paulo que têm ensino superior completo aumentou 15% entre 2008 e 2009.
É o maior crescimento entre todos os níveis de escolaridade de todas regiões metropolitanas analisadas na PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), feita pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Também são avaliadas Salvador, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e Distrito Federal.
Dessas, tiveram queda do desemprego no superior: Salvador, Distrito Federal e Recife.
"As empresas preferem cortar postos administrativos [de ensino superior completo] com salários maiores", pontua Juan Carlos Dans Sanchez, coordenador de políticas de emprego e renda da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo.