sábado, 13 de novembro de 2010

Desabamento em Copacabana fez dois feridos, dizem bombeiros

Pelo menos duas pessoas ficaram levemente feridas no desabamento de parte de uma loja de materiais de construção, na tarde desta sexta-feira (12), em Copacabana, na Zona Sul do Rio. As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, o acidente aconteceu entre as ruas Carvalho de Mendonça e Rodolfo Dantas.
De acordo com o coronel Sérgio Simões, subsecretário de Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro, o acidente teria sido provocado pelo excesso de peso no piso da loja. Ele acredita que o peso dos sacos de cimento e de areia tenha prejudicado a estrutura. Na parte inferior da loja, havia um estoque.

Do G1 RJ

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mansão é feita com partes de avião

Uma mansão com partes de um avião que já não era mais usado está sendo construída em Malibu, na Califórnia. O projeto é da norte-americana Francie Rehwald, que contratou o designer David Hertz para elaborar o design para sua nova residência.

Recursos do FGTS vão financiar mais de 200 mil novas moradias em 2011

Os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) previstos para 2011 vão possibilitar a construção de mais de 200 mil residências. Serão destinados R$ 30,6 bilhões para o financiamento de imóveis, a maior parte do programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo o secretário executivo do Conselho Curador do FGTS, Paulo Furtado, a maioria dos recursos se destina a área habitacional para tentar reduzir o déficit de moradias no país. Ele informou que também haverá recursos para financiamento de imóveis novos e usados que não se enquadram nos critérios do Minha Casa, Minha Vida.

DA AGÊNCIA BRASIL

Sem poda e investimento, SP corre risco de enfrentar mais apagões

Com a proximidade dos temporais de verão, a cidade de São Paulo tem o cenário propício para repetir a série de apagões da temporada passada, quando o número de horas às escuras por domicílio foi recorde em várias regiões da cidade.
DE SÃO PAULO

Gabarito do Enem será divulgado ainda nesta sexta, diz MEC

Tribo nômade caça ao lado de guepardos na Namíbia

Uma tribo nômade foi flagrada caçando ao lado de guepardos em um santuário de vida selvagem na Namíbia. A tribo mantém três guepardos, sendo um macho e duas fêmeas, que foram criados desde filhotes após sua mãe ser morta por caçadores há cinco anos, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".
Os grandes felinos, que podem correr 100 metros em menos de sete segundos, são extremamente mansos. Diariamente, os guepardos acompanham os caçadores da tribo em caminhadas pelo deserto.

Do G1, em São Paulo

Ministro diz que, se liminar não cair, novo Enem será em 2 ou 3 meses

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fuvest divulga relação candidato/vaga

A Fuvest divulgou nesta quarta-feira a relação candidato/vaga do vestibular 2011, que vai selecionar alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
O número total de inscritos é maior do que o do vestibular 2010, que registrou 128.144 inscrições.
Medicina é o curso mais concorrido, com 49,25 candidatos por vaga. Em seguida vêm publicidade e propaganda, com 44,44, e relações internacionais, com 37,82.

Estudante nega ter recebido tema de redação antes do Enem

O estudante Eduardo Ferreira Affonso Júnior, de 21 anos, não esconde o nervosismo. Chora muito, gesticula rapidamente, diz não ter conseguido dormir desde segunda-feira. Apontado por professores e colegas como o responsável pelo vazamento do tema da redação do Enem em Petrolina (PE), onde estuda para os vestibulares de Medicina que pretende prestar, o jovem de Remanso, cidade no norte da Bahia, nega ter sido o pivô da revelação, que pode causar a suspensão do exame.

'Eu estava chegando ao local da prova (a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, Facape), por volta das 11h15, quando ouvi um grupinho conversando que o tema da redação tinha vazado em São Raimundo Nonato (PI) e que seria algo sobre trabalho e escravidão', conta o estudante.

Tudo o que fiz foi ir a um professor perguntar sobre o tema, caso fosse verdade. Não tenho nada com isso. Tanto que, na hora de fazer a prova, vi que a informação era verdade, fiquei nervoso, mas desanimei. Pensei: 'porque vou fazer essa prova se ela vazou e depois vou ter de fazer de novo?'', afirma. 'No fim, demorei quase duas horas para fazer só a redação, que faria em menos de meia hora. Sempre escrevi bem. Sofri e continuo sofrendo com isso tudo. Queria fazer a prova de novo.'


Carro com peixe gigante vira objeto de protesto na França

Ativistas do Greenpeace utilizaram um carro com um atum de brinquedo sobre o teto para protestar contra o ministro francês da Pesca e Agricultura. Com a expressão “salve-me”, os manifestantes pediram nesta quarta-feira (10) pelas ruas de Paris o fim da pesca do atum-azul. O peixe é muito utilizado na culinária japonesa.

Do G1, em São Paulo

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Britânico testa mochila-foguete capaz de voar a 100 km/h

O piloto comercial britânico Stuart Ross está testando uma mochila-foguete capaz de voar a 100 km/h e a mais de 30 metros de altitude.
Além de ter desenvolvido o seu próprio dispositivo, Stuart Ross também está aprendendo a voar em um protótipo que já foi usado com sucesso por outros pioneiros.
O britânico se apaixonou pelo conceito da mochila-foguete há anos. O sonho já lhe custou cerca de R$ 270 mil.
DA BBC BRASIL

Justiça Federal do Ceará determina suspensão do Enem em todo o país

A Justiça Federal do Ceará suspendeu nesta segunda-feira o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), acatando um pedido de liminar (decisão provisória) feito pelo Ministério Público Federal. A decisão tem efeito em todo o Brasil. Cabe recurso.

Defensoria Pública recomenda que MEC anule prova do Enem após falhas

A Defensoria Pública da União informou nesta segunda-feira que vai recomendar ao MEC (Ministério da Educação) que anule a prova do Enem 2010, realizada no último fim de semana, e que uma nova data para a realização do exame seja determinada.
A defensoria afirmou ainda que, caso a recomendação de anulação não seja atendida, o órgão ajuizará ação civil pública contra o MEC. A Defensoria também colocou no ar um e-mail para que os candidatos afetados relatem os problemas, indicando ainda o nome, localidade em que fez a prova e orientações recebidas pelos fiscais de prova. O endereço de e-mail é enem2010@dpu.gov.br.

domingo, 7 de novembro de 2010

"Vamos esperar os cadáveres para agir contra o celular?", questiona pesquisadora

A epidemiologista Devra Davis lidera uma cruzada para fazer as pessoas deixarem o celular longe de suas cabeças. Convencida de que a radiação emitida pelo aparelho lesa a saúde, ela escreveu "Disconnect" (sem edição no Brasil), cuja base são pesquisas que começam a mostrar os efeitos dessa radiação no organismo. Nesta entrevista, ela também perguntou: "Vamos esperar as mortes começarem antes de mudar a relação com o celular?".
Se você segurá-lo perto da cabeça ou do corpo, há muitos riscos de danos. Todos os celulares têm alertas sobre isso. As fabricantes sabem que não é seguro. Os limites [de radiação] definidos pelo FCC [que controla as comunicações nos EUA] são excedidos se você deixa o celular no bolso.

DÉBORA MISMETTI
EDITORA ASSISTENTE DE SAÚDE

Inep estuda aplicar outra versão do Enem para alunos prejudicados no 1° dia do exame

MEC... de novo.

O Exame Nacional do Ensino Médio voltou a ter problemas. No primeiro dia de aplicação do Enem de 2010, a folha de respostas tinha ordem inversa às questões no caderno de perguntas. Parte das provas tinha questões repetidas. O uso de lápis, antes proibido, foi autorizado em algumas salas. O MEC levou até duas horas para orientar os alunos a ignorar o cabeçalho e seguir a ordem numérica.