sábado, 6 de fevereiro de 2010

Inovação

A inovação nasce do questionamento de hábitos e atitudes tradicionais que não mais funcionam, da exploração de novos métodos, da aceitação de desafios e da decisão de correr os riscos da mudança. Se você como líder, gerente ou educador, tem responsabilidades por outras pessoas, não pode negligenciar o dever de ajudá-las a desenvolverem sua capacidade criativa.

Educação em Engenharia

A época atual é de forte apelo tecnológico, de transmissão de dados em alta velocidade e de troca de informações em tempo real. Pensar na educação tecnológica nos leva a refletir sobre como estabelecer novos parâmetros educacionais visando modificações no trabalho de formulação de atividades didáticas que possam ser associadas ao uso de computadores ou de qualquer outra mídia. Também é exigido um olhar diferente sobre a significação que damos a sujeitos aprendentes. Como um aluno responde às inserções de aparato tecnológico? Que demandas lhe são postas?
O papel da tecnologia em sala de aula exige novas formas de se conceber o ensino e aprendizagem de matemática e realizar estudos acerca das conseqüências de se adotar softwares, sistemas computacionais e similares.
Tânia Cristina Baptista Cabral http://www.cinted.ufrgs.br/renote/nov2005/artigosrenote/a34_engenharia.pdf

Comunicação e Expressão

Segundo a definição do dicionário Aurélio (1998), do latim expressione, o substantivo feminino expressão é o ato de exprimir; representação escrita; palavra; frase; dito; gesto; acentuação; caráter e importância. Já, o substantivo feminino comunicação, do latim communicare; é o ato, efeito ou meio de comunicar; participação; aviso; informação; convivência; trato; lugar de passagem de um ponto para outro; comunhão (de bens); atribuição mútua das propriedades da natureza divina à natureza humana de Cristo.
Ler e escrever aprende-se lendo e escrevendo. Ultimamente a leitura e a redação em classe, por exemplo, estão saindo de moda, pelas mais diversas razões.
O não saber pensar é a causa do não saber expressar-se.
O essencial não é decorar regras gramaticais, mas saber expressar-se em português correto. Portanto, o importante é o domínio da língua e não o da gramática.
Roberto Cerqueira Dauto

Criatividade e Inovação

O que vem à sua mente quando você pensa sobre a criatividade? Alguns pensam em pessoas muito especiais e que a criatividade envolve talentos extraordinários. Associam criatividade com as artes, com a ciência e grandes invenções. Pensam em Leonardo da Vinci, Mozart, Einstein, Picasso, Santos Dumont, Henry Ford e Steve Jobs. Estas pessoas certamente realizaram coisas notáveis, com impactos profundos e duradouros sobre nossas vidas. Mas há outras valiosas expressões de criatividade que se incorporaram ao nosso cotidiano, mas que não são lembradas quando se fala em criatividade.
Numa perspectiva bastante abrangente, a criatividade pode ser definida como o processo mental de geração de novas idéias por indivíduos ou grupo
Ser criativo é ter a habilidade de gerar idéias originais e úteis e solucionar os problemas do dia-a-dia. É olhar para as mesmas coisas como todo mundo, mas ver e pensar algo diferente.
Inovação e criatividade são a mesma coisa? A resposta é não. Criatividade é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas e valiosas. Inovação é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. Os conceitos de produto, processo e prática são totalmente genéricos, se aplicando a todos os campos da atividade humana, como indústria, comércio, governo, medicina, engenharia, artes, entretenimento, etc

Argentinos desenvolvem carro voador

O sonho de criar um carro voador não é de hoje e, por vezes, nossos parentes mais velhos imaginavam ver veículos rasgando os céus nos dias de hoje. Mas isso ainda não acontece. Porém, a vontade dos engenheiros continua. Agora é a vez de uma dupla Argentina arriscar na criação de um modelo voador.
Trata-se de um projeto desenhado pelos irmão George e Eric Caffoglio e já vencedores de um concurso de design realizado pela fabricante de bebidas Red Bull. Com enormes asas, o carro é baseado em um superesportivo desenvolvido pela General Motors para o apresentador norte-americano Jay Leno.
Argentina Auto Blog

Empresa constrói escritórios em jardim

Em formato de uma oca, modelo padrão tem 3 metros de diâmetro e custa cerca de R$ 36 mil
Com o número crescente de pessoas que trabalham em suas casas, uma empresa inglesa decidiu se especializar em construir modelos de escritório “caseiros”. A diferença é que a arquitetura bolada pela Archipod foi desenvolvida especialmente para ficar em jardins.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Crocodilos albinos conquistam a Europa

Nas fotos, tiradas na última quinta-feira (04/02), franceses de uma fazenda de crocodilos recebem dois destes répteis albinos, os primeiros a viver na Europa.Os crocodilos foram trazidos de Louisiana, nos Estados Unidos, e são extremamente raros. Por causa desta anomalia genética tão ímpar, existem apenas 20 destes animais no mundo.
(Fotos: Philippe Desmazes/AFP Photo)

Estado investiga caso de estudante que teria sido barrada por roupa curta em MG

A Secretaria de Educação de Minas Gerais investiga o caso de uma estudante de 22 anos que teria sido impedida de assistir às aulas na Escola Estadual Modestino Andrade Sobrinho, em Sete Lagoas (MG), na terça-feira (2), por estar usando um vestido curto.
De acordo com a Secretaria, a diretora da escola informou que a garota teria sido impedida de entrar na sala de aula por uma professora. A estudante continua frequentando as aulas das

elas


Aula de Cálculo Diferencial

Agradecimento que se faz

Agradecemos à todos os professores do primeiro período,pela paciência,dedicação
e oportunidade que nos concederam

Designer inventa impressora que usa lápis e borracha

Já pensou em usar uma impressora que escreve e, se você precisar, apaga tudo e começa de novo? Pois o designer Hoyoung Lee teve uma ideia que promete levar a impressão aos bons tempos do lápis e papel. A inovação do inventor é uma impressora que usa grafite de lápis ao invés de cartuchos de tinta.
O lápis é colocado em um compartimento em que é triturado para separar o grafite da madeira. Enquanto a madeira pode seguir para reciclagem, o grafite imprime qualquer texto enviado pelo computador, exatamente como acontece com um cartucho de tinta.
O sistema, vejam só, também tem uma borracha acoplada. Se o usuário quiser, é só colocar a folha impressa no início da impressora, como se fosse um fax, e a borracha interna trata de apagar todo o material impresso, deixando o papel pronto para ser reutilizado.

Acessório toca vinil no computador

Na era em que os computadores conseguem armazenar e baixar centenas de músicas em MP3, um designer resolveu apostar que os PCs podem ser usados para tocar os antigos discos de vinil. O americano Charlie Pyott elaborou o Linos, uma espécie de “braço” mecânico que se conecta ao computador por USB e lê qualquer tipo de disco.
O acessório pode ser apoiado em qualquer superfície plana e o disco que será lido é colocado no centro do equipamento. O tamanho é ajustável, ou seja, serve para ler tanto os vinis quanto os ainda mais antigos “discos bolachão”.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Faltando gente

Segundo dia de aula e estamos a espera de alguns colegas que ainda não retornaram
Fabiano,Bruna etc....
cadê vocês???????????

Colegas


Laboratório de Física

Prof: Josué responde pela Física

Homer usa iPhone em nova abertura de "Os Simpsons"

O personagem Homer, do desenho "Os Simpsons", aparece na nova abertura do seriado com um iPhone. A inserção pode ser uma estratégia para divulgar o jogo "The Simpsons Arcade", vendido pela App Store desde dezembro.

'Nova geração' das notas do real entra em circulação este ano.

Engenharia com 2 novas turmas

Começamos as aulas,e o curso de engenharia cívil tem duas novas turmas,
cerca de 120 novos alunos.Desejamos à todos sucesso nessa batalha.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Colaboração

Pedimos aos professores que participem,colaborem e divulguem nosso blog
Tornando-o assim, o nosso canal de contato.
Desde já agradecemos e desejamos à todos um bom trabalho.

Criatividade e Inovação


Ficou por conta do prof: Guaracy Silva

Cálculo Diferencial Integral l


Professor Diogo seja bem vindo

Volta às aulas


Estudo britânico vincula excesso de internet a depressão

Quem passa muito tempo na internet tem mais propensão a apresentar sintomas de depressão, disseram cientistas britânicos nesta quarta-feira (3). Não está claro, no entanto, se a internet causa depressão ou se a rede atrai os deprimidos, segundo eles.
Psicólogos da Universidade de Leeds disseram ter notado uma "impressionante" evidência de que alguns internautas desenvolvem uma compulsão na qual substituem a interação da vida real por salas de bate-papo e sites de relacionamento.
"Este estudo reforça a especulação pública de que o excesso de engajamento em sites que servem para substituir a função social normal poderia levar a transtornos psicológicos correlatos, como depressão e dependência", disse a principal autora do estudo, Catriona Morrison, em artigo na revista "Psychopathology".
"Este tipo de 'vício em navegação' pode ter um sério impacto sobre a saúde mental."
No Brasil, existe atendimento especializado do Hospital das Clínicas, em São Paulo, para quem se percebe viciado em internet.O Instituto de Psiquiatria do hospital trata uma turma por semestre, com entre 15 e 20 pacientes.
Veja o site do projeto, que inclui um teste on-line.
Folha Online

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Empresa coloca estantes com livros na praia para comemorar 30 anos de seu móvel mais famoso

A empresa de design de mobílias IKEA colocou estantes com livros na praia Bondi Beach, a mais famosa da Austrália. A ação é comemoração dos 30 anos de um dos mais populares móveis da companhia, a estante Billy. Foram colocadas 30 delas na areia, com os mais diversos títulos de ficção e não-ficção. Os frequentadores da praia podem trocar seus livros por títulos presentes nas estantes ou então fazer doações em dinheiro que serão destinadas às fundações The Australian Literacy, de incentivo à literatura e linguagem, e Numeracy Foundation, que dá subsídios ao estudo de matemática e suas aplicações.

Alunos envolvidos em trote violento no interior de SP poderão ser expulsos, diz reitor

O reitor da Unicastelo, Gilberto Luiz Moraes Selber, afirmou na tarde desta terça-feira que uma comissão vai investigar a denúncia de um calouro do curso de veterinária do campus de em Fernandópolis (553 km de São Paulo) de que teria sido obrigado por colegas a beber álcool combustível durante um trote na noite de segunda-feira (1º). Segundo o reitor, os envolvidos podem ser expulsos.

Asterix volta ao cinema com adaptação de Laurent Tirard


O personagem francês de bigodes loiros voltará ao cinema, com a adaptação do álbum "Astérix chez les bretons", sob a direção e roteiro de Laurent Tirard, que além disso assina o roteiro do filme, informou a produção.
O longa-metragem, do qual não foram divulgadas as datas nem o elenco, será produzido pelos estúdios da Fidélité, segundo fontes da produção.
da Efe, Paris

Massa voa no circuito de Valência

Felipe Massa estreou um novo modelo de capacete no circuito de Valência. O verde deu lugar ao preto na cabeça do brasileiro. Apesar da troca, nada mudou na pista espanhola. Assim como no primeiro dia, o piloto da Ferrari foi o mais rápido na sessão da manhã, melhorando seu tempo de segunda-feira em quase 1s, de 1min12s574 para 1min11s722, em 34 voltas

Estudante é obrigado a beber álcool combustível em trote no interior de SP

Um estudante de veterinária de Fernandópolis, a 553 km de São Paulo, foi mais uma vítima dos trotes violentos. Com o início das aulas, a prática faz novas vítimas. Desta vez, o jovem, que faz veterinária na Unicastelo, foi obrigado a beber álcool combustível. As agressões começaram dentro da faculdade.
Com dificuldades para falar e andar, o estudante foi levado para o hospital pela família. Os médicos fizeram exames de dosagem alcoólica para verificar a quantidade de álcool ingerida durante a agressão.
O jovem, que não quer se identificar, tem 18 anos e passou no vestibular para o curso de veterinária. Ele contou que o trote começou ainda dentro da faculdade. “Rasgaram a minha calça e deram uns três, quatro tapas na minha cara”, afirmou.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Italiana Vyrus cria uma nova superesportiva

Para os amantes de velocidade sobre duas rodas, potência nunca é demais e peso nunca é de menos. É o que atesta a nova superesportiva artesanal da italiana Vyrus, batizada como 987 C3 4V, que chega como a top de linha da marca.

Massa termina o primeiro dia de testes no circuito de Valência com o melhor tempo

O dia terminou com um brasileiro na liderança em Valência. No primeiro dia de testes oficiais da temporada 2010, Felipe Massa fez o melhor tempo nas duas sessões desta segunda-feira. Depois de ter a volta mais rápida pela manhã, com 1min13s088, o piloto da Ferrari foi novamente o melhor no circuito espanhol pela tarde, melhorando ainda mais a sua marca, com 1min12s574, após 102 voltas.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Documentário sobre Jardim Gramacho, em Caxias, é premiado no EUA


O documentário 'Waste Land', uma co-produção da Inglaterra e do Brasil, que mostra o lixão de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, maior aterro sanitário da América Latina, foi premiado neste sábado no Festival de Cinema de Sundance, nos Estados Unidos. O filme, que ganhou o prêmio do público para documentário, revela o trabalho do artista plástico Vik Muniz, transformando lixo em obras de arte e conhecendo os catadores de lixo.

A tecnologia a favor da saúde

Máquinas e simuladores ajudam médicos a melhorar a vida dos pacientes
Na sala dos simuladores de realidade virtual, os cirurgiões podem treinar procedimentos de videolaparoscopia (como operações de redução do estômago ou ligadura de trompas, para as quais não é necessário abrir o corpo), vivenciando todas as circunstâncias de uma operação real

Campus Party termina neste domingo em São Paulo

A Campus Party, maior evento de tecnologia do país, terminou neste domingo (31), ainda sem dados oficiais sobre o evento. A assessoria de imprensa deve divulgar um balanço na segunda-feira.
Embora não tenha oferecido números oficiais, a organização estima que 100 mil pessoas estiveram no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Dentre os campuseiros, o número estimado ultrapassa os 6.000.
O único número divulgado oficialmente hoje se refere aos acessos no canal oficial da Campus Party no YouTube: foram 44.863 IPs únicos, em um total de 276.418 visualizações de vídeo durante a semana do evento.
da Folha Online

Equipe do blog agradece 7000 acessos

Pesquisa mostra que "apagão de engenheiros" é iminente

A falta de pessoal, principalmente de engenheiros, é apontada na
pesquisa "Mercado de Trabalho para o Engenheiro e Tecnólogo no Brasil",divulgada pelo Sistema Indústria em parceria com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).
A solução para a questão iminente do "apagão de engenheiros", expressão que é constantemente utilizada pelo secretário executivo da ABIPTI, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, passa pela educação. Veiga acredita que, a médio prazo, é necessário estimular a opção por cursos técnicos e por profissões que têm a engenharia como base, o que não vem ocorrendo nos últimos anos. "A longo prazo, além de uma formação mais moderna, é preciso investir em pesquisa."

Vamo nessa moçada"é nóis nafita"