sábado, 13 de fevereiro de 2010

Tiroteio na Universidade do Alabama deixa três mortos

Três pessoas morreram e ao menos três ficaram feridas nesta sexta-feira (12) após um tiroteio na Universidade do Alabama, em Huntsville, nos Estados Unidos.Um porta-voz do Hospital de Huntsville confirmou que três pessoas foram feridas: duas estão em estado grave e uma terceira tem condição estável.
O incidente ocorreu cerca de 16h15 no horário local (20h15 em Brasília), no centro Shelby, um dos prédios de ciências da universidade. Segundo a rede americana CNN, a polícia ainda procura por mais suspeitos. "Temos algumas testemunhas", disse Trent Willis, porta-voz do prefeito, à CNN.

O campus de Huntsville tem cerca de 7.500 alunos e fica ao norte do estado do Alabama. A segurança da universidade cercou o prédio e os estudantes foram retirados.
A estudante Erin Johnson disse ao jornal "The Huntsville Times" ter ouvido gritos vindos de uma reunião na faculdade de biologia.

Do G1, com agências internacionais*

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Véspera de carnaval

Ana Paula deu ótimas explicações sobre função e limite
Comunicação e Expressão

Gráfico em duas dimensões


Uma das aplicações mais corriqueiras da idéia de gráfico de uma função é o traçado de uma curva sobre o plano cartesiano de forma a explicitar as "principais" propriedades de uma função.
O gráfico de muitas funções reais específicas recebem nomes especiais. O gráfico de um função afim, ou polinômio do primeiro grau, é chamado de reta; de um polinômio do segundo grau, de parábola; de um polinômio do terceiro grau, de parábola cúbica; da função y=\cosh(x)\, é uma catenária.

Prefeito de cidade mineira proíbe funk e rap no carnaval

O prefeito de São Lourenço, no sul de Minas Gerais, proibiu foliões de ouvirem funk e rap neste carnaval. Quem desafiar a ordem pode parar na cadeia. José Neto, prefeito e dono de um dos maiores hotéis da cidade, proibiu canções que incitem a violência ou o desrepeito às autoridades.
É Mole?????????????????
"São movimentos de massa muito condensados, que exigem uma estrutura melhor de coordenação, controle e segurança, que uma festa pública como o carnaval não nos permite adotar", diz o prefeito.
Quem for surpreendido ouvindo funk ou rap durante os dias de folia vai ter que desligar o som, ou vai parar na delegacia por cime de desobediência. O crime pode render até seis meses de prisão.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Conceito de arranha-céu aquático submerso e móvel pode abrigar até 2 mil pessoas

Construção usa energia solar, eólica e da força das ondas.
O The Gyre é um arranha-céu aquático desenvolvido pela empresa de design pré-fabricado Zigloo. O prédio tem uma parte flutuante e sua torre central se alonga em direção ao fundo do mar. A ideia é juntar cientistas e até mesmo turistas para entender o oceano, mas sem agredir ou poluir o ecossistema. O seu pico inferior ficará a uma profundidade de 400 metros e o The Gyre terá espaço destinado tanto para trabalho quanto descanso e lazer, como lojas, restaurantes, jardins e recreação. Até duas mil pessoas poderão usufruir do arranha-céu.Os anéis intermediários acomodarão residentes, especialistas, convidados, turistas e a tripulação e os níveis inferiores serão destinados à pesquisa científica e um centro de observação para o público. A área total do prédio é de 212 mil metros quadrados e ele será alimentado somente por energias renováveis: energia solar, eólica e a da força das ondascataventos e janelas de vidro com células solares para colher a energia do sol. Hélices submersas servirão para colher a força das ondas quando a estrutura estiver ancorada e como propulsores se em movimento. A água da chuva também será colhida para filtração e reutilização, e reservas de água fresca de emergência fica na parte mais funda da estrutura.
do mar.

Quem sabe, que, que é isso?????????

Mata Gato??????????

Materiais de desenho

Com a ampla difusão do desenho auxiliado pelo computador, a lista de materiais que tradicionalmente se usava para executar desenhos de arquitetura tem se tornado cada dia mais obsoleta. Alguns desses materiais, no entanto, ainda são eventualmente usados para verificar algum problema com os desenhos impressos, ou no processo de treinamento de futuros desenhistas técnicos. Após a impressão de pranchas produzidas em CAD, ainda está em uso o escalímetro, que é uma multi-régua com 6 escalas, que serve para conferir medidas, se o desenho foi impresso na escala 1/50 utiliza-se a mesma escala em uma de suas bordas visíveis.

MEC veta 10 mil vagas em vestibular de curso a distância

O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira (10) a proibição da entrada de alunos em cursos a distância de cinco universidades privadas, incluindo Unip e Estácio de Sá, as duas maiores particulares do país.
Segundo o governo, 108 polos (pontos de apoio presenciais obrigatórios) dessas instituições não estão credenciados e, por isso, não podem oferecer vagas no vestibular deste ano. Elas têm outros polos regulares, liberados para oferecer vagas.
Polos são locais em que o alunos devem cumprir a carga presencial obrigatória nos cursos a distância. Devem ainda oferecer bibliotecas, laboratórios e computadores para consulta.
A estimativa do MEC é que, ao todo, os 108 polos irregulares receberiam 10 mil alunos. Além de Unip e Estácio, estão na relação a Cesumar (PR), a Finom (MG) e a Unisa (SP).

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

De desenho

A execução de desenhos de arquitetura no computador em geral exige a operação programas gráficos do tipo CAD que normalmente demandam um hardware robusto e de alta capacidade de processamento, e memória. Atualmente, o principal programa para lidar com estes tipos de desenho é o AutoCad, um software produzido pela empresa americana Autodesk. O formato em que nativamente grava seus arquivos, o .dwg, é considerado o padrão "de facto" no mercado da construção civil para troca de informações de projeto.
A representação gráfica do desenho em si corresponde a um conjunto de normas internacionais (sob a supervisão da ISO). Porém, geralmente, cada país costuma possuir suas próprias versões das normas, adaptadas por diversos motivos
NBR-6492 - Representação de projetos de arquitetura
NBR-10067 – Princípios gerais de representação em desenho técnico

O desenho começou a ser usado como meio preferencial de representação do projeto arquitetônico a partir do Renascimento. Apesar disso, ainda não havia conhecimentos sistematizados de geometria descritiva, o que tornava o processo mais livre e sem nenhuma normatização.

O melhor desenho

Sempre que possível o desenho deve estar bem paginado, dentro de pranchas padronizadas com margens e carimbo com as informações necessárias. Deve estar limpo e sem rasuras. Conter traços homogêneos, com espessuras diferenciadas que identifiquem e facilitem a compreensão dos elementos desenhados. Textos com caracteres claros que não gerem dúvidas ou dupla interpretação. Dimensões e demais indicações que permitam a boa leitura e perfeita execução da obra. Sempre que possível seguir uma norma de desenho estabelecida, muito utilizadas nos escritórios de arquitetura. Para quem está iniciando parece difícil mas com a prática se torna um prazer.

Ciências do ambiente

Prof.Vanessa Coelho Naves

As linhas

São os principais elementos do desenho arquitetônico. Além de definirem o formato, dimensão e posicionamento das paredes, portas, janelas, pilares, vigas e etc, determinam as dimensões e informam as características de cada elemento projetado. Sendo assim, estas deverão estar perfeitamente representadas dentro do desenho.

Os elementos

Planta Baixa - onde são indicadas as dimensões horizontais. Este desenho é basicamente voltado para a execução. Contém todos os elementos de projeto fundamentais para a obra. É o resultado da interseção de um plano horizontal com o volume arquitetônico. Consideramos para efeito de desenho, que este plano encontra-se a 1,50m de altura do piso do pavimento que está sendo desenhado, e o sentido de observação é sempre em direção ao piso (de cima para baixo). Então, tudo que é cortado por este plano deve ser desenhado com linhas fortes (grossas e escuras) e o que está abaixo deve ser desenhado em vista, com linhas médias (finas e escuras). Sempre considerando a diferença de níveis existentes, o que provoca uma diferenciação entre as linhas médias que representam os desníveis. Assim, a linha da soleira é mais fina que as do peitoril. Normalmente esses desenhos são identificados como: Planta baixa do primeiro pavimento, Planta baixa da cozinha, Planta baixa do hall dos elevadores, etc. Plantas Estes desenhos não necessáriamente são voltados para a obra.

A utilização das escalas

Um dos fatores que determina a escala de um desenho é a necessidade de detalhe da informação. Normalmente, na etapa de projeto executivo, quando os elementos da construção estão sendo desenhados para serem executados, como por exemplo as esquadrias (portas, janelas, etc), normalmente as desenhamos o mais próximo possível do tamanho real. Há quem goste de desenhar na escala de 1:1. Ou seja no tamanho verdadeiro. Isso facilita a visualização da dimensão real das peças, as vezes de extrema importância para o projetista ou construtor. Outro fator que influencia a escolha da escala é o tamanho do projeto. Prédios muito longos ou grandes extensões urbanizadas em geral são desenhados nas escalas de 1:500 ou 1:1000. Isto visando não fragmentar o projeto, o que quando ocorre dificulta as vezes a sua compreensão.

A casa de gelo

O fotógrafo Gregory Holm e o arquiteto Matthew Radune uniram forças para chamar atenção à crise habitacional que avassala os Estados Unidos. Os dois passaram semanas borrifando água em uma imóvel abandonada na fria cidade de Detroit. O resultado é uma casa inteira coberta por sólidas placas de gelo, que brilham e escorrem formando lindas estalactites transparentes.
A casa, que iria ser demolida, foi emprestada ao projeto A casa de gelo sob a seguinte condição: os dois teriam que pagar os impostos atrasados de uma outra propriedade, para que uma mulher possa viver nela. Na primavera ela será demolida e seu material será usado na construção de outros imóveis.
Por Casa e Jardim Online

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Material de desenho





Comunicação e Expressão

Edilaine Gonçalvez F.Toledo
Olá, Danilo, obrigada pelo contato e parabéns pelo blog! É um ótimo veículo de comunicação e treinamento para seu curso e nossa disciplina. Ele está bem interativo e contém variados gêneros textuais, matéria que compõe nosso módulo. Agradeço a oportunidade de participar e contribuir com o conteúdo.
Atenciosamente,
Prof.Edilaine

Cientistas veem estrutura de "irmão" do vírus da raiva

Alguns vírus são nossos amigos, alguns são nossos inimigos mortais. Em forma de bala, o grupo do rabdovírus se encaixa em ambos.
No lado positivo, há o vírus da estomatite vesicular (VSV), núcleo de várias e promissoras novas vacinas. Há, por outro lado, a raiva, que está entre os mais mortais dos vírus já conhecidos.
Nunca ficou claro como estes vírus com três estruturas de proteínas e genoma RNA se juntam para dar o formato de bala.
Para ver o artigo da revista "Science", clique aqui.

Estudante de Campinas é aprovada em medicina por 4 universidades públicas

A estudante Bárbara Ferrarezi, de 18 anos, está radiante. O esforço que fez no ano passado, alternando os estudos e o trabalho na banca de doces da mãe, em Campinas, no interior de São Paulo, deu resultado.
Ela foi aprovada no curso de medicina por quatro instituições públicas: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Faculdade de Medicina de Marília (Famema).
Érica Polo
Do G1, em São Paulo

Jovens que saíram de escolas públicas comemoram bons resultados

Em época de divulgação das listas de aprovados nos principais vestibulares do país, jovens guerreiros comemoram a mudança de vida. Eles saíram de bairros pobres, estudaram em escolas públicas, se dedicaram e chegaram às melhores universidades do país.
A manicure sempre estudou em escola pública e precisou se esforçar muito para ganhar da concorrência. “Foi estressante, puxado, corrido. Quase não saía, mal comia direito, ficava horas a fio acordada”, lembra a estudante.
Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Aula de hoje


Responde pela área de Desenho

Prof:Mauricio

Bio de Kiki em HQ chega ao Brasil com três anos de atraso

A obra chega ao Brasil com três anos de atraso em relação ao mercado europeu, no qual foi lançada em 2007 --e premiada no Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, na França, em 2008. Na ocasião, foi escolhido um dos títulos essenciais da disputa.
Modelo, cantora e pintora, Kiki fez parte da vanguarda artística parisiense da década de 20, frequentando os mesmos círculos sociais de surrealistas como André Breton e Max Ernst. No período, foi amante de Man Ray, que a pintou em seu célebre quadro "Le Violon d'Ingres" (1924), em que ela aparece de costas, com o corpo semelhante a um violino.
DIOGO BERCITO
da Folha de S.Paulo, enviado especial a Angoulême

Com cara de livraria, biblioteca é inaugurada onde funcionava o Carandiru

No local onde funcionava a Casa de Detenção do Carandiru, na Zona Norte de São Paulo, será inaugurada nesta segunda-feira (8) a Biblioteca de São Paulo. A abertura ao público será na terça.
Com pufes coloridos e poltronas confortáveis, o novo espaço cultural, que ocupa um pavilhão de 4.257 m2, foge do estereótipo da biblioteca pública com ar austero e lembra mais uma livraria moderna de grande rede.
Com cerca de 30 mil itens, que incluem livros, DVDs, CDs, revistas, quadrinhos e jornais, a biblioteca dispõe de equipamentos de última geração, como um terminal de auto-atendimento, que permite ao usuário cadastrado liberar o empréstimo sozinho. Também há a preocupação com acessibilidade: o local tem de elevador e impressora em braile a software que faz a leitura em voz alta. O acesso à internet será de graça e computadores estão espalhados por todos os lados.
Do G1, em São Paulo

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Quadrado da soma de dois termos

(a+b)^2= a^2+2ab+b^2 \,.

Regra básica: Quadrado do primeiro, mais duas vezes o primeiro vezes o segundo, mais o quadrado do segundo.

  • Exemplos:


  1. \left( \frac{4x}{5y}+z \right  )^2=\frac{16x^2}{25y^2}+\frac{8xz}{5y}+z^2
  2. (8x+a)^2=64x^2+16ax+a^2 \,



Geisy Arruda imita Lady Gaga em ensaio

Geisy Arruda resolveu imitar a polêmica cantor Lady Gaga no quadro "Transformação" que vai ao ar este sábado no TV Fama.
Prestes a estrear no carnaval, depois de ganhar fama com um escândaloso vestido, a universitária está aproveitando seus 15 minutos de fama... e como! Ela já fez lipo, aplique no cabelo, ensaios sensuais e é presença constante nos programas de TV.
Desta vez, para encarnar a cantora, ela não deixou de fora a minissaia e também abusou da maquiagem e da peruca. A pose escolhida para o quadro foi a dos minutos finais do clipe "Paparazzi", que tem uma plaquinha parecida com aquelas de ficha de polícia.

Paixão por design

Ideias criativas e peças de desenho impecável permitiram à arquiteta Valéria Blay transformar dois apês antigos em um dúplex moderno. Há espaço de sobra para ela, o marido e as duas filhas. O humor está por toda parte,em tons sóbrios ou multicoloridos.
Para surpreender os convidados, os cabides funcionam como interruptores. Quando uma bolsa é apoiada, um spot no teto, direcionado para ela, se acende Na decoração predominam as cores cinza, prata, preta e branca, mas há pitadas de outros tons em móveis menores, como as poltronas amarelas,e nas almofadas

Americano guarda Ferrari na sala como obra de arte

















Vizinhos reclamam que reforma de Holger Schubert não foi aprovada.
Veículo fica exposto próximo da TV e da estante de livros do designer.