quinta-feira, 19 de abril de 2012

Acessibilidade a edificações



Cadeiras de rodas com acionamento manual pesam entre 12 kg a 20 kg e as motorizadas até 60 kg.

Considera-se o módulo de referência a projeção
de 0,80 m por 1,20 m no piso, ocupada por uma pessoa
utilizando cadeira de rodas, conforme figura





Transposição de obstáculos isolados





Parâmetros antropométricos



Acessibility to buildings

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Iluminação adequada

Temperatura de cor:Essa grandeza expressa a aparência de cor de uma luz. Sua unidade de medida é o Kelvin (K) e quanto mais alta é a temperatura de cor, mais branca torna-se a luz emitida.
um espaço mal iluminado pode causar desconforto e consequentemente maior cansaço visual ao longo do dia.

O que são construções sustentáveis ?

Tornar a construção civil uma atividade menos impactante ao meio ambiente, desenvolvendo projetos que usam racionalmente os recursos naturais, sem deixar de atender plenamente as necessidades humanas é um dos princípios da Ambiência Soluções Sustentáveis.
As construções são a extensão do ser humano, elas são a base de suas realizações e manifestações, abrigam desejos e vontades, marcam acontecimentos e encontros, revelam características únicas e próprias.
Entenda um pouco mais sobre as CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS
As construções sustentáveis empregam as técnicas da bioarquitetura e são, antes de tudo, intervenções conscientes e planejadas. Buscam satisfazer as necessidades humanas, ajustando-as às condições naturais locais, empregando de forma sustentável os recursos, buscando sempre não esgotá-los, preservando-os para as gerações futuras.Como embasamento da proposição de soluções para os problemas que a própria construção criará, deve-se buscar desde o primeiro momento – na fase de planejamento – analisar o contexto global do local onde se pretende inserir a nova edificação. Deve-se considerar as condições naturais (vegetação, relevo, condições climáticas), a disponibilidade de recursos materiais e humanos e as técnicas que melhor se ajustam a cada caso.Desta forma têm-se ambientes construídos com menos impactos ambientais, com menor consumo energético e hidráulico, mais confortáveis e saudáveis para seus moradores e usuários, e sustentáveis, ou seja, são construções viáveis ambientalmente, economicamente e socialmente.Com isso, as Construções Sustentáveis passam a não ser assunto específico somente de arquitetos e engenheiros civis, uma vez que abrange conceitos mais amplos, como meio ambiente, sociologia e economia, o que torna essencial a participação uma equipe multidisciplinar capaz de abordar todos os requisitos para se ter uma edificação realmente sustentável.