sábado, 6 de março de 2010

Desenho




50 anos depois de Brasília, Belo Horizonte inaugura cidade administrativa

A Cidade Administrativa custou R$ 1,2 bilhão e foi encomendada pelo governador Aécio Neves a Niemeyer, que retomou o projeto urbanístico traçado por Juscelino Kubitschek para Belo Horizonte na década de 40, quando foi prefeito da capital mineira. Na época, JK incentivou a urbanização da Pampulha, na zona norte da cidade.
O novo espaço tem três edifícios: o Palácio Governamental, com quatro pavimentos de 26 metros de largura a 147 metros do chão, o maior vão livre suspenso do mundo, e dois grandes blocos curvos com 200 metros de comprimento e 15 andares, onde ficarão as secretarias.
Dois lagos e estacionamentos completam a área de 804 mil m², quase três estádios do Maracanã. A cidade tem, ainda, um auditório de quatro mil m² e capacidade para 490 pessoas, além de um centro de convivência circular com restaurantes, lanchonetes, correios, bancos e lojas.

Estudante de escola pública vence concurso internacional

Uma estudante pernambucana de escola pública venceu um concurso internacional de vídeos sobre a transformação do mundo e a mudança do clima.
Bruna Nascimento, 17, concorreu com quase 200 jovens de 50 países. Ela foi a única brasileira classificada no concurso. Além dela, outros três estudantes foram aprovados, dois dos Estados Unidos e uma da Letônia. Eles foram aprovados por uma comissão formada por cineastas e escritores, que avaliaram a criatividade, a originalidade e a qualidade do vídeo
Ela ganhou uma viagem de 15 dias, em julho, para os EUA com todas as despesas pagas e um curso de vídeo e tecnologia.

Desenho como projeto

O desenho nem sempre é um fim em si. O termo é muitas vezes usado para se referir ao projeto ou esboço para um outro fim. Nesse sentido o desenho pode significar a composição ou os elementos estruturais de uma obra.Na língua espanhola existe a distinção entre as palavras diseño (que se refere à disciplina conhecida como design nos países lusófonos, ou ao projeto, de uma forma geral) e dibujo (que se refere ao desenho propriamente dito). Estudos etimológicos de Luis Vidal Negreiros Gomes indicam que também no português existiam essas nuances de significado, com as palavras debuxo significava esboço ou desenho e que a palavra desenho tinha o sentido de projeto. Com o tempo o debuxo deixou de ser usada e o desenho mudou o significado, mas preservou algumas dos sentidos de projeto. Atualmente a língua portuguesa incorporou a palavra design que comporta o sentido de desenho como projeto.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Governo ainda não sabe de onde saiu a água do ‘piscinão’ do Alemão

A Secretaria estadual do Ambiente do Rio desconhece a origem da água que formou uma lagoa no alto do Conjunto de favelas do Alemão, no subúrbio do Rio. O lago, que fica no Parque Serra da Misericórdia, tem água cristalina e foi frequentado pelos moradores das comunidades da região nos dias mais quentes do verão. Alguns moradores levaram colchões infláveis para se divertir.
O caso provocou divergência entre a área de meio ambiente do estado e a empresa que explora uma pedreira no local. As fotos, liberadas pelo Instituto Estadual de Ambiente (Inea), teriam sido feitas no mês de fevereiro. A empresa assinala que atualmente a situação já mudou e a água está sendo drenada.
Do G1, no Rio

Engenharia participa da inauguração da pós-graduação e comemora!!!!!

Convite que se faz

Servirá como atividade complementar, então é importante que todos participem, para serem orientados a fazer o relatório da mesma.


Diretor do FBI alerta contra ameaça digital via terroristas e Estados

Militantes, governos estrangeiros e quadrilhas criminais representam uma crescente ameaça aos EUA, ao atacarem redes privadas e governamentais de computadores, disse nesta quinta-feira (4) o diretor do FBI (polícia federal dos EUA), Robert Mueller.
Durante uma conferência sobre segurança na internet, Mueller disse que grupos como a Al Qaeda usaram primariamente a internet para recrutar membros e planejar atentados, mas podem transformar a própria rede em um alvo.
"Os terroristas têm demonstrado um claro interesse em buscar capacidades como 'hackers' e vão tentar treinar seus próprios recrutas ou contratar estranhos de olho em combinarem ataques físicos e ataques cibernéticos", afirmou Mueller, acrescentando que um ataque digital poderia ter o mesmo impacto que uma "bomba bem colocada".
da Reuters, em San Francisco

quinta-feira, 4 de março de 2010

Fotógrafo passa dias mergulhado para flagrar leões

Uma revista da BBC divulgou imagens feitas por um fotógrafo sul-africano que passou mais de 11 dias ao longo de três meses mergulhado até o pescoço em um lago no Quênia para documentar animais tomando água.
Greg du Toit, de 32 anos, estava determinado a conseguir imagens de leões bebendo. Para isso, tentou durante um ano o melhor enquadramento criando esconderijos e cavando buracos nas imediações de lagos.
da BBC Brasil

Ministério da Saúde enviará email com data de vacinação contra gripe A

O Ministério da Saúde inicia nesta quinta-feira campanha publicitária sobre a vacinação contra a influenza A (H1N1). Serão veiculados, em emissoras de televisão, dois filmes convocando as pessoas a se vacinar e informando o calendário de vacinação. O ator Marco Nanini vai esclarecer a população sobre o calendário da estratégia de vacinação e a definição dos sete públicos prioritários.
A novidade da campanha será a utilização da internet. A partir do dia 8 de março, o internauta poderá se cadastrar no site do Ministério da Saúde, informar sua faixa etária e pedir para ser avisado por email da data de sua vacinação. O serviço estará acessível também em sites comerciais onde a campanha será veiculada.

É um ovo, um canhão ou um prédio?

A estrutura oval, inclinada em um eixo de 45 graus, pode lembrar diversos objetos: um ovo, um canhão ou até aqueles misturadores industriais de concreto. Trata-se, na verdade, do projeto de um prédio comercial assinado pelo arquiteto de Hong Kong, James Law, da James Law Cybertecture. A construção, que será localizada em Mumbai, na Índia, terá 32 mil m², distribuídos entre 13 andares. De acordo com o arquiteto, a intenção é unir tecnologia e sustentabilidade, uma vez que o edifício contará com iluminação e ventilação naturais intensas, painéis para captação de energia solar e turbinas para geração de energia eólica (por meio do vento), além de um sistema de reutilização de água. A previsão é de que a obra seja concluída até o final de 2010.
Casa e Jardim Online

Engenheiros usam tecnologia de F1 em bike

Trazendo a tecnologia dos carros de corrida para mais perto da nossa realidade (mas ainda muito longe), os engenheiros da Fórmula 1 criaram uma bicicleta que, de convencional, só tem o formato. Desenvolvida fora dos padrões regulamentados pela UCI (União Internacional dos Ciclistas), o órgão gestor do esporte, a bike tem de tudo para ser a mais avançada tecnologicamente do mundo.
Bf1 systems, que faz chassis de F1, venderá a Factor 001 em abril. Custando US$ 34 mil, ela conta com aparatos jamais vistos em bicicletas

FOTO: Bia Figueiredo anda com carro de dois lugares da F-Indy em São Paulo

Bia Figueiredo passa com o carro de dois lugares da Fórmula Indy na manhã desta quinta-feira em frente ao Monumento das Bandeiras, próximo ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A atividade serve para promover a etapa brasileira da competição, que será realizada no dia 14 de março, em um circuito de rua montado nas ruas do Sambódromo do Anhembi
GLOBOESPORTE.COM

Saiba como funcionará a lista de espera do sistema do Enem

Ferramenta para inscrever-se estará disponível a partir do dia 9.
Lista de selecionados na 3ª etapa sai nesta sexta (5).
Os candidatos que não forem selecionados na terceira etapa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cujo resultado deve ser divulgado nesta sexta-feira (5), poderão confirmar interesse em fazer parte de uma lista de espera.
Essa opção estará disponível no próprio sistema durante o período de matrículas dos aprovados na terceira etapa, entre os dias 9 e 12 de março.
O MEC decidiu criar a lista para preencher as vagas remanescentes da terceira etapa de inscrição. Entre a segunda e terceira fases sobraram mais de 21 mil vagas - 45% do total ofertado. O período de inscrições da última fase encerrou-se na noite desta quarta-feira (3).
Para mostrar interesse em continuar concorrendo, o estudante deverá acessar normalmente o SiSU, com seu login e senha, e clicar na ferramenta que apresentará a possibilidade de participar da lista de espera.
O ministério alerta para o fato de que a manifestação de interesse não assegura direito à vaga. As instituições de ensino poderão ou não optar pelo uso dessa listagem em caso de sobra de vagas. A convocação desses alunos poderá ocorrer após o período de matrículas e será feita pelas próprias universidades ou institutos federais.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Cerca de 150 cidades paranaenses terão mutirão contra a dengue

Prefeituras e líderes comunitários se preparam para realizar, em conjunto com a Secretaria da Saúde do Paraná, mobilizações contra a dengue em 151 cidades do Estado no próximo sábado (6) e no dia 13 de março.
Maringá, Foz do Iguaçu e Londrina são as regiões que mais apresentam casos confirmados no Estado.

Croqui

Um croquis (palavra francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho rápido, feito com o objetivo de discutir ou expressar graficamente uma idéia plástica, bastante caracterizado pelo gesto de seu autor em atacar o papel com o instrumento de traçado.

Produtor que pediu votos para "Guerra ao Terror" por e-mail é banido do Oscar

O coprodutor de "Guerra ao Terror" Nicolas Chartier, que pediu votos para o filme por e-mail aos votantes do Oscar, foi banido da cerimônia de entrega do prêmio por "violar as normas de campanha da Academia [de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood]". A informação foi divulgada há pouco pelos produtores da festa.
Na mensagem, ele pedia a colegas de profissão que votassem em "Guerra ao Terror" na categoria de melhor filme e não em "um filme de US$ 500 milhões", em referência a "Avatar", seu grande adversário na disputa.
O comitê executivo do prêmio fez uma reunião extraordinária nesta segunda, na qual decidiu pela punição.
Pelas regras da Academia, é proibido "falar de modo negativo ou depreciativo de um filme concorrente".
Com isso, se "Guerra ao Terror" vencer na categoria de melhor filme na cerimônia deste domingo (7), apenas três dos quatro produtores subirão ao palco para receber o prêmio
De acordo com a Academia, Chartier receberá sua estatueta numa data ainda não definida, após a festa.
Folha Online

terça-feira, 2 de março de 2010

Prejuízo de ataque virtual equivale a R$ 3,3 milhões ao ano para empresas

Os ciberataques tiveram um custo mundial equivalente a R$ 3,3 milhões em 2010, em média e per capita, às empresas, de acordo com uma nova pesquisa feita pela empresa de segurança na internet Symantec. O número foi reportado pelas empresas à companhia.
Em relatório divulgado na segunda-feira (1º), a empresa aponta ainda que 43% das 2.100 empresas entrevistadas perderam dados confidenciais durante 2009.
A pesquisa também aponta que 75% das companhias passou por alguma experiência relacionada a cibercrimes nos últimos 12 meses.
As três maiores perdas empresariais reportadas foram roubo de propriedade intelectual, informações financeiras e informações pessoais de clientes
Segundo o jornal "The Daily Telegraph", o relatório define cibercrime como o ato ilícito cometido pela internet, usando computador de mesa ou dispositivo móvel, para prejudicar algum negócio em troca de ganho financeiro. E-mails de spam, falsos antivírus e invasão a computadores são alguns deles.

Definindo escalas de desenho

A escala de desenho é uma proporção dos tamanhos da página impressa em relação aos tamanhos no mundo real. Por exemplo, 1" = 1' é uma escala de desenho que significa que 1 polegada na página impressa representa 1 pé no mundo real.
As escalas de desenho algumas vezes são expressas como uma proporção sem unidades de medida. Por exemplo, a escala métrica do layout de um escritório pode ser expressa como 1:50, que é o mesmo que 2 cm = 1 m, se as distâncias forem medidas em centímetros e metros.
Quanto menor a escala de desenho, maior a área que você pode representar:

segunda-feira, 1 de março de 2010

União Europeia quer mudanças no Google Street View

Autoridades europeias que atuam sobre proteção de informações pediram para o Google encurtar o período que mantém armazenadas imagens usadas pelo controverso serviços Street View, citando preocupações sobre privacidade.
Lançado em San Francisco em 2007, o Street View permite que os usuários percorram ruas de cidades em uma visão de 360º, visualizando prédios, tráfego e pessoas a partir de fotos tiradas por veículos do Google.
Disponível agora em muitos países, inclusive no Brasil, críticos acusam o Google de falhar em ocultar imagens sensíveis e de ajustar suas câmeras de maneira que permite produzir imagens que invadem propriedade privada.
da Reuters, em Bruxelas

Quem puder, não pode perder

Estudo liga infidelidade masculina a QI mais baixo

Homens que traem as esposas e namoradas tendem a ter QI mais baixo e ser menos inteligentes, segundo um estudo publicado na revista especializada Social Psychology Quarterly.
De acordo com o autor do estudo, o especialista em psicologia evolutiva da London School of Economics, Satoshi Kanazawa, "homens inteligentes estão mais propensos a valorizar a exclusividade sexual do que homens menos inteligentes".
Ao cruzar os dados das duas pesquisas, o autor concluiu que as pessoas que acreditam na importância da fidelidade sexual para uma relação demonstraram QI mais alto
.
da BBC Brasil

Maior feira de tecnologia do mundo tenta se reerguer em versão enxuta

No mundo da informática, ser menor e mais rápido é sinônimo de avanço. E se não estivermos falando de um produto, mas de um evento tecnológico cuja fama repousa justamente no título de "o maior do mundo"? É a esse questionamento que a Cebit 2010 precisará responder a partir desta terça (2), em Hannover (norte da Alemanha).
Neste ano, além de contar com menos expositores, a feira será mais curta --só vai até o sábado (6). A perda do domingo deve se fazer sentir na contagem final de visitantes: é nos fins de semana que a Cebit costuma receber o grosso do seu público "comum", menos engravatado, mais jovem e ávido por transitar no pavilhão do futuro
Para quem se interessa pelo mercado, o evento conta com palestras e apresentações de executivos de empresas como Microsoft, Google, Adobe, Amazon, Skype, Intel, Sony Ericsson, Dell, Motorola, IBM e Telefónica. Entre os convidados está Stewart Butterfield, fundador do Flickr, site de compartilhamento de fotos mais popular da rede.
O ingresso para a semana custa 81 euros (R$ 200) na porta. Em edições anteriores, cambistas transitavam na estação central de Hannover (Hauptbahnhof) e vendiam entradas pela metade do preço.

Mosaico que brilha

É possível ter as pastilhas do banheiro acesas, sem gastar nenhum centavo a mais na conta de luz por isso. É que a empresa italiana Lucedentro lançou um revestimento que, além de ser naturalmente estiloso, capta a luz elétrica ou solar e utiliza essa energia para brilhar posteriormente, quando o ambiente fica escuro. Disponíveis em diversas cores, as pastilhas de cerâmica medem 1,7 x 1,7 cm, cada. Por enquanto, o produto não é comercializado no Brasil.

Ensaio reúne 5 mil modelos nus na Austrália

Mais de cinco mil pessoas posaram nuas em frente ao Opera House, símbolo da cidade de Sydney, na Austrália. Os modelos participaram de uma sessão de fotos para o artista americano Spencer Tunick, conhecido por fotografar multidões sem roupa em espaços públicos.
Em 37 anos de existência a casa de óperas de Sydney nunca havia recebido visitantes tão à vontade. Os participantes trocavam de pose de acordo com o que o artista determinava. Apesar da brisa que vinha da baía da cidade, o clima estava ameno. A temperatura ficou entre 17°C e 25ºC. O ensaio tinha como tema "mensagens otimistas" e durou mais de uma hora.
Spencer Tunick, que já estave em mais de 30 países, declarou que as mulheres do Brasil são as mais tímidas da América Latina.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Universidade do Sorvete atrai milhares de alunos na Itália

A primeira Universidade do Sorvete do mundo, aberta na cidade de Bolonha, na Itália, está atraindo milhares de alunos por causa da atual crise econômica no país, segundo seus fundadores.
A cada ano, a escola recebe até 6 mil pessoas - a maioria interessada em mudar de carreira ou em abrir um segundo negócio.
Para aprender como produzir o melhor sorvete italiano - ou gelato -, os alunos assistem a aulas teóricas e práticas, que incluem receitas, noções de química e muita mão na massa.
O gelato é conhecido mundialmente por seus sabores e sua cremosidade.

Estudantes projetam moto BMW híbrida

Modelo vem com tanque criogênico com 20 litros de hidrogênio
Um grupo de estudantes de design do ICD, em Valeciennes, na França, cria uma moto equipada com uma célula de combustível de hidrogênio e uma bateria de polímero de lítio, que pode ser carregada em uma fonte de energia elétrica.
O projeto carrega o símbolo da BMW e conta com idéias inovadoras. Uma delas é o tanque criogênico usado para armazenar 20 litros de hidrogênio, colocado no lugar do motor. Os 100 Kw de potência são transmitidos por eixo cardã, como na inovadora moto K1 da BMW.