terça-feira, 20 de setembro de 2011

Com 140 m, fonte suíça Jet d'Eau completa 120 anos

O monumento mais representativo de Genebra, Suíça, o Jet d'Eau ("Jato d´Água", em tradução do francês), a fonte de 140 metros, visível em quase todos os pontos da cidade, celebra neste ano seu 120º aniversário.
A data oficial de seu nascimento é o dia 2 de agosto de 1891, quando foi declarado monumento pela prefeitura de Genebra.
A criação do Jet d'Eau remonta a 1886, época na qual esta cidade, situada nas margens do rio Ródano e banhada pelo lago Léman experimentava sua expansão industrial.
Nesse ano, foi construída a fábrica hidráulica de Coulouvrenière, que distribuía água aos lares e às indústrias de Genebra. Mas à noite, quando o consumo de água era menor, a instalação acumulava muita pressão, o que obrigava os maquinistas a parar a distribuição de vez em quando para diminuí-la
A solução definitiva para o problema foi criar uma saída alternativa para a água: um jato ascendente de 30 metros de altura no rio Ródano, uma obra de engenharia que rapidamente chamou a atenção da população local.
Atualmente, o Jet d'Eau alcança 140 metros de altura e impulsiona 500 litros de água por segundo. Domina a vista resplandecente da cidade, a mais repetida nos postais das lojas de souvenires.
A água flui rumo ao céu de maneira ininterrupta --se as condições meteorológicas permitirem--, até as 22h, quando a cidade vai dormir e seu símbolo mais representativo descansa até que o botão vermelho o ative novamente.
SARA GÓMEZ ARMAS
DA EFE, EM GENEBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário