sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Após dez anos de controvérsias, Itália inaugura auditório de Niemeyer


Após dez anos de controvérsias, a Itália inaugura nesta sexta-feira na medieval e turística Ravello um moderno auditório desenhado pelo brasileiro Oscar Niemeyer.
O Auditório de Ravello, também chamado de Auditório do Niemeyer, com capacidade para 400 pessoas, foi idealizado há uma década. A obra teve custo de 18 milhões de euros (cerca de R$ 46,62 milhões
O prédio aponta para o mar Mediterrâneo como uma folha ondulada que se perde entre limões, buganvílias e alfazemas. A estrutura é formada por uma grande concha acústica branca de cimento armado.
A demora para a conclusão do projeto foi ocasionada por polêmicas, denúncias e recursos judiciais contra ela (oito no total). A obra era acusada de violar uma das paisagens mais bonitas da península, a Costa Amalfitana.
Com a inauguração, Niemeyer, que nunca foi na pequena cidade italiana, recebe uma homenagem, que inclui uma exposição sobre sua vida, concertos de música clássica e moderna, dança, filmes, documentários e uma palestra sobre sua vida e obra.
France Presse, em Ravello

Nenhum comentário:

Postar um comentário