
Humanos liberam o metal tóxico cádmio no ambiente ao queimar lixo e combustíveis fósseis. Ele se acumula em muitas espécies, incluindo insetos.
Para ver se isto afeta de fato as plantas, Iain Green e Christopher Moody, da Universidade de Bournemouth, Reino Unido, alimentaram plantas europeias da variedade "white-topped pitcher" ("jarro de topo branco", em tradução livre) com larvas de moscas Calliphoridae com o metal fixado.
As plantas absorveram o cádmio, fazendo com que sua atividade enfraquecesse ao longo do tempo --possivelmente conforme ele interferiu com sua fotossíntese, segundo explica artigo no periódico "Environmental Science and Technology".
Green diz que isto poderia dificultar sua sobrevivência. Estima-se que insetos selvagens na verdade contenham dez vezes mais cádmio que a quantidade testada.
Entretanto, nem todos os poluentes parecem perigosos. Testes similares mostraram que as plantas poderiam regular a absorção de cobre, que elas necessitam em baixas quantidades --mas que ainda é tóxico em altas doses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário