quinta-feira, 21 de julho de 2011

Em Itatiaia, 'frio alpino' é preservado em tríplice fronteira

Num Brasil conhecido por atrações naturais, mas que, por outro lado, apresenta uma escassez de regiões de montanhas altas, chega a ser uma ironia que uma das áreas mais frias e de maior altitude do país fique justamente em terras fluminenses --muito famosas pelo calor.
A região da serra da Mantiqueira que abriga o parque nacional do Itatiaia, o mais antigo no território brasileiro, fica na tríplice fronteira entre os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo --e a poucos quilômetros da via Dutra, uma das mais importantes e movimentadas rodovias brasileiras.
Mas essa é uma das únicas áreas do Brasil onde é possível se sentir num ambiente quase alpino. E, apesar de frio e Rio não combinarem muito além da rima, ficam no Estado os principais acessos ao parque.
Dá para dizer que esse parque é dividido em duas partes: os vales e encostas cobertos por densa mata atlântica da parte baixa, acessíveis desde a cidade de Itatiaia, e os campos de altitude e picos rochosos da parte alta.
O inverno rigoroso do começo deste mês de julho, aliás, trouxe ao planalto dias consecutivos de temperaturas negativas, e os termômetros marcaram -5°C.
PEDRO CARRILHO
ENVIADO ESPECIAL A ITATIAIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário