quinta-feira, 18 de março de 2010

Alpinismo no Google é alçado de guerrilha virtual a webnegócio

Induzir a busca do Google com o objetivo de posicionar uma página entre os primeiros resultados. Essa é a base de uma tática de guerrilha virtual chamada Google Bomb, prática de caráter político ou humorístico arquitetada por blogueiros e internautas há pelo menos quatro anos. Mas, há menos tempo, virou também um tipo de webnegócio que cresce no Brasil, a partir de técnicas semelhantes (mas menos agressivas) que exploram o alpinismo nas páginas de buscas.
Enquanto o Google Bomb usa a "mão de obra" voluntária de blogueiros para subverter resultados na base da gambiarra, empresas empregam técnicas sofisticadas que levam o nome de SEO (sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou otimização de sites) com o intuito de bombar uma marca ou um site na rede.
"É uma mistura de ciência e arte. Existem técnicas de otimização, a partir de métodos autorizados pelo Google. O robô procura aquele resultado que acha mais atraente e posiciona na busca", afirma Fábio Grimberg, diretor comercial do Top Google. Ele calcula que existam mais de 150 fatores caracterizados como relevantes para a seleção algorítmica do Google.
"Se há um conteúdo estático, sem modificação, o robô do Google para de considerar a página como relevante", diz.

MARINA LANG
da Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário