segunda-feira, 22 de março de 2010

Casa antiterremoto criada por brasileiros é apresentada em fórum mundial

Um dos destaques da 5ª edição do Fórum Urbano Mundial, que acontece no Rio de Janeiro, é o debate sobre a reconstrução do Haiti, país devastado por um terremoto em janeiro deste ano. Nesta terça-feira (23), será apresentado, em uma sessão especial, um projeto de casas populares inteligentes, pré-fabricadas, com sistema antiterremoto e antifuracão, além de luminárias com baixo consumo energético.
De acordo com Robson Oliveira, presidente do Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Eubra), o projeto, denominado "Home4Haiti", foi criado por arquitetos e designers brasileiros do Norte e do Nordeste do país, com apoio de profissionais italianos. O objetivo é pré-fabricar, no Brasil, casas resistentes a desastres como o que assolou a ilha caribenha, para que sejam exportadas.
A ideia é utilizar a madeira descartada em indústrias e serrarias no Norte e no Nordeste, que normalmente são usadas para produzir carvão de uso doméstico.
“A gente quer ensinar eles a utilizar sobras de escombros para construir móveis“, afirmou Oliveira.
O projeto utiliza o chamado Sistema Amortecedor de Movimentos Baseados em Abalos Sísmicos (SAMBA), inspirado na Muralha da China e que aproveita tijolos de solo-cimento no local de destino das casas, além de utilizar restos de pneus usados para a amortização dos abalos.
Carolina Lauriano Do G1, no Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário