sexta-feira, 12 de agosto de 2011

50 anos após ser erguido, muro de Berlim volta à capital alemã

O muro de Berlim está de volta. Meio século depois de ser construído e duas décadas após sua destruição, algumas partes do muro que dividia a cidade de Berlim estão sendo reconstruídas para a posteridade, para a alegria dos turistas que buscam ter uma visão de como era a cidade durante a Guerra Fria.
Erguido com o objetivo de separar Berlim Ocidental da comunista Berlim Oriental, o muro teve sua construção iniciada em 13 de agosto de 1961. Quase todos os seus 160 quilômetros foram destruídos durante a euforia que se seguiu à queda de seus primeiros pedaços, em 1989.
Apenas alguns pedaços do muro continuavam intactos quando a Alemanha foi reunificada, em 3 de outubro de 1990. Somente três das 302 torres de controle da Alemanha Oriental ainda permanecem em pé.
Agora, devido ao número cada vez maior de turistas que visitam Berlim todos os anos procurando por vestígios do muro, a cidade tem se esforçado para reerguer e restaurar partes da construção, enquanto especialistas em monumentos históricos trabalham para preservar os vestígios remanescentes.
ERIK KIRSCHBAUM
DA REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário